Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Festival Cabobu reúne expoentes da música negra gaúcha em Pelotas

Festival Cabobu reúne expoentes da música negra gaúcha em Pelotas
10 abril
14:04 2023

Festival acontece entre os dias 21 e 23 de abril, com música, debates, ações educativas, exposições e feira de economia criativa. Um vasto painel contemporâneo da presença negra sul-rio-grandense nas artes e na cultura, em atividades gratuitas que contam com o patrocínio do edital Natura Musical 

Pelotense Giba Giba

O line-up do Festival Cabobu está cheio de som, poder e qualidade. Os artistas que integram a terceira edição do Festival Cabobu são destaques da cena musical gaúcha e nacional, como Marietti Fialho, Paulo Dionísio e Rafa Rafuagi. São os mais variados ritmos produzidos no sul do Brasil, do rap de Laddy Dee e Mano Rick ao reggae do grupo Quintal de Sinhá, da MPB de 50 Tons de Preta, do funk/soul de Vagnotreta à música regional e africana de Kako Xavier, da discotecagem pop às bandas que destacam a percussão rítmica em suas apresentações, como a Xava Banda.

Os três dias de música têm a presença de DJs residentes em Pelotas, como a DJ Helô, o duo de DJs Vânia e Vanessa e Tom Nudes. A programação enaltece o tambor Sopapo, com grupos como Afroentes e Lugarejo e mostra a produção de dança negra da região, com as companhias Clara Nunes, de Caçapava do Sul e os grupos pelotenses Odara e Daniel Amaro. E ainda, com apoio do SESC-RS, sobem ao palco o grupo Ialodê, composto pelas cantoras e instrumentistas Loma Solaris, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros.

Estes destaques ocupam o palco Giba Giba, músico percussionista pelotense que deu início ao Festival Cabobu, nos anos 1999 e se tornou referência da música ativista negra no Estado, sempre acompanhado de seu sopapo. A organização geral do Festival é de Sandra Narcizo, produtora cultural que acompanhou a carreira de Giba por mais de quinze anos e é responsável pela divulgação e repercussão do legado artístico do músico, ao lado de Edu do Nascimento, filho de Giba. Através da MS2 Produtora, Sandra movimenta a cena local e atua para que o Cabobu seja um festival público, étnico racial, inclusivo e que manifesta o jeito de ser da cultura negra do Rio Grande do Sul.

Tudo isso faz com que Pelotas receba uma concentração de diversos estilos da comunidade afro-sul-riograndense. As apresentações acontecem sempre a partir das 18h, no Largo do Mercado Central de Pelotas, em shows gratuitos.

         A programação musical do palco Giba Giba:

DIA 21/04 – sexta-feira

15h – Cortejo musical – concentração no ponto de encontro Mestre Caloca, na Praça Cel. Pedro Osório indo até o palco Giba Giba no Largo do Mercado.

17h – Solenidade de abertura

Apresentação da DJ Helô nos intervalos dos shows

18h – GRUPO DE DANÇA ODARA

19h – MARIETTI FIALHO

20h – LUGAREJO

21h – QUINTAL DE SINHÁ

22h – KAKO XAVIER

23h – IALODÊ

DIA 22/04 – sábado

Apresentação das DJs Vânia e Vanessa nos intervalos dos shows

18h – GRUPO DE DANÇA CLARA NUNES

19h – VAGNOTRETA

20h – LADDY DEE 

21h – RAFUAGI

22h – PAULO DIONÍSIO

DIA 23/04 – domingo

Apresentação do DJ Tom Nudes nos intervalos dos shows

17h – GRUPO DE DANÇA DANIEL AMARO

18h – MANO RICK

19h – AFROENTES

20h – 50 TONS DE PRETAS

21h – XAVA BANDA

A programação está recheada de muitas atividades como feira de arte, exposições, oficinas e mesas redondas. No dia 20, quinta-feira, às 20h, a cidade vai ser agitada por um encontro musical para aquecer a plateia, com convidados internacionais. Quem faz o som é o grupo Sopaparia e a comparsa Tambor Tambora, de Porto Alegre, e os uruguaios do grupo Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillhermo Ceballos. O aquecimento para o Festival Cabobu acontece no Ponto de Encontro Mestre Caloca, no bar Copa Rio, na frente da praça Cel. Pedro Osório.

E, ainda, entre os dias 21 e 23 de abril, a terceira edição do Cabobu apresenta um ciclo de conversas sobre temas de relevância contemporânea, em questões afrocentradas na sociedade enfatizando a cultura preta por meio de debates e resoluções entre convidados e população presente. A Bibliotheca Pública de Pelotas receberá pesquisadores e mestres de diversas áreas, em seis mesas redondas.

Outro enfoque importante são as cinco oficinas de música e ritmos, que serão oferecidas no pátio interno da Secretaria de Cultura de Pelotas. As atrações são todas gratuitas, de livre acesso aos interessados. Já os eventos de oficina e mesa redonda necessitam de inscrição prévia, através do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado abaixo.

Link para inscrição nas Mesas redondas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMHxRNyKM-0_gjuFezGgYhTWmbMb2ghieGi9PQRFMox5NWdA/viewform

Link para inscrição nas Oficinas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6D_mwwSlvDD0CEZCeN-anh0uTann1XNfnSKfEwNiec7oVbA/viewform

A realização da terceira edição do Festival Cabobu está ocorrendo através da seleção no edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Dessa Ferreira, Pâmela Amaro, Circuito Orelhas, Gravina DasMina e Feijoada Turmalina, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 39 projetos até 2020, como Filipe Catto, Tem Preto no Sul, Borguetti e Yamandu, Zudizilla, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.

“Há 18 anos, a Natura tem sua plataforma de cultura, Natura Musical, que fomenta trabalhos de grandes nomes da música, novos artistas, projetos de fomento às cenas e festivais independentes. Para nós, esse é um projeto que enriquece esse universo de sonoridades, estéticas, referências, narrativas e processos criativos que renova a cena da música brasileira sempre tão rica e potente”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

O mecanismo de fomento do Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), que possibilita o financiamento da 3a Edição do Festival Cabobu, realizou em 2022 o aporte recorde de 70 milhões de Reais em arrecadação de ICMS para a cultura gaúcha, atingindo mais de 180 cidades do Estado. O Festival Cabobu conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura de Pelotas.

SERVIÇO:

CABOBU – A FESTA DOS TAMBORES 3ª Edição

21 a 23/04 – sexta a domingo – diversos horários

Palco GIBA GIBA – Apresentações Musicais – Largo Edmar Fetter – ao lado do Mercado Central de Pelotas/RS

Oficinas MESTRE BAPTISTA – oficinas de ritmos percussivos e de conservação de tambores – Secretaria de Cultura de Pelotas – Praça Cel. Pedro Osório, 2. Pelotas/RS 

Espaço SIRLEY AMARO – Mesas redondas e debates – Bibliotheca Pública Pelotense – Praça Cel. Pedro Osório, 103.Pelotas/RS

REDES SOCIAIS CABOBU

Site: www.cabobu.com

Instagram: @festivalcabobu | https://www.instagram.com/festivalcabobu/

Facebook: @festivalcabobu | https://www.facebook.com/festivalcabobu

Youtube: @cabobu | https://www.youtube.com/@cabobu

Ouça a playlist em

https://open.spotify.com/playlist/1EJx1WRu1i84USNsgFnF0K?si=unz_V9qHTpq1yzKVgS8F6Q

Comentários ()

Seções