Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

FESTIVAL NOMOSTASE : Cinema, política e literatura em livros e filmes

06 abril
09:01 2018

Sábado às 14h, 1º Festival Nomostase de Cinema, Política e Literatura, com atividades na “Now! galeria” – Félix da Cunha  778

Por Carlos Cogoy

Livros “A Festa do Divórcio” de Mustafa el Kattab, com tradução de Rossul Padilha, e “das coisas que escrevi nas margens do livro que você me deu”, autoria de Lú Brandão. Documentários “Escola sem censura” e “Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental”. Produções da editora “Nomos”, que reúne Rodrigo Duque Estrada e Rossul Padilha e, após período em Porto Alegre, está iniciando atividades em Pelotas. Organizada há um ano por egressos da formação em Relações Internacionais na Unipampa, a editora e produtora terá lançamento oficial amanhã. Para destacar a nova fase, os coordenadores idealizaram o 1º Festival NOMOSTASE de Cinema, Política e Literatura”. O evento terá início às 14h de sábado, estendendo-se até a noite. Como local, a “Now! Galeria”, à rua Félix da Cunha 778. ENTRADA FRANCA.

Longa “Um fio de esperança: independência ou guerra no Saara ocidental”

Longa “Um fio de esperança: independência ou guerra no Saara ocidental”

PROGRAMAÇÃO – Às 14h, debate “O projeto Escola sem Partido e os Rumos da Educação no Brasil”, com as participações de Ricardo Gonçalves Severo (FURG), e da educadora e vereadora Fernanda Miranda (PSol).  Às 15h, lançamento do curta-metragem “Escola sem Censura” (2018). Às 15h30min, workshop “Poesia como fluxo”, que será ministrada por Lu Brandão. Às 16h30min, workshop “Plano de guerrilha: audiovisual em zonas de conflito”, com Rodrigo Duque Estrada. Às 17h15min, lançamento do documentário “Um fio de esperança: independência ou guerra no Saara ocidental” (2017). Às 19h, Flash Tattoo com Débora Olivaes, exposição de arte “Raw” com Rafael Lobato, e a gastronomia e chopes artesanais da “Now!”. Às 20h, lançamento oficial da “NOMOS” – designação provém do grego e, conforme Rodrigo Estrada, representa “um poder mítico que tem poder de construir uma nova ordem política”. Às 20h30min, lançamento do livro “A Festa do Divórcio”. Às 20h45min, pré-lançamento do livro “das coisas que escrevi nas margens do livro que você me deu”, seguido do lançamento do curta homônimo. Às 21h30min, sorteio de livros e filmes. Às 22h, DJ Davi Bonatto. Às 23h, “live set” com DJ Lucas Diaz (Klipsund), Zenon Records. Encerramento a uma hora. Na internet: projetonomos.com. E-mail: [email protected]

LIVROS – Rodrigo menciona sobe os livros da Nomos: “O livro ‘A Festa do Divórcio’ é um romance sobre a cultura do povo saarauí, árabes que vivem em acampamentos de refugiados no Saara Ocidental, última colônia africana. É um livro que fala sobre a cultura e também do papel das mulheres na construção da vida em exílio. E, primeira vez, um livro dos refugiados saarauís chega ao Brasil. Também haverá o pré-lançamento do livro ‘das coisas que escrevi nas margens do livro que você me deu’, de Lú Brandão, com prefácio de Natália Borges Polesso, vencedora de dois prêmios jabutis em 2016. O livro, de prosa poética com temática LGBT, está no momento recebendo contribuições via financiamento coletivo no endereço www.catarse.me/dascoisas, e será oficialmente lançado dia 21 de abril, quando encerrará o período de captação. Mas teremos pré-venda e, aquele que adquirir, terá acesso a uma série de recompensas”.

Rossul Padilha

Rossul Padilha

Lu Brandão

Lu Brandão

ÁFRICA – Sobre o documentário “Um fio de esperança”, Rodrigo acrescenta: “Fomos ao norte da África conhecer a realidade da última colônia africana, nos acampamentos de refugiados. O Saara Ocidental é um país ocupado há mais de quatro décadas ilegalmente pelo Marrocos. Lá entramos clandestinamente para entrevistar ativistas de direitos humanos, ex-presos políticos que sofreram tortura e perseguição. Nesse filme, mostramos como o governo brasileiro esteve diretamente envolvido na continuação do conflito. O filme já participou de diversos festivais, nacionais e internacionais, inclusive tendo ganhado alguns prêmios, como o melhor roteiro, melhor fotografia e melhor trilha sonora, no ‘Scapcine 2017’, e menção honrosa do júri no ‘5th Noida International Film Festival’ na Índia”.

Serviços da “Nomos”

Editoração de livros – ficção e não-ficção -, bem como de revistas, teses e dissertações. Tradução de obras, artigos científicos e documentos. Os trabalhos passam por dupla revisão, e o serviço é prestado nos idiomas: inglês; espanhol; francês; alemão. A equipe também oferece revisão de regras gramaticais e da ABNT. Além disso, transcrição de palestras, entrevistas e áudios em formato textual/acadêmico. Outro trabalho é o design artístico e customizado, com a realização de diagramação, ilustrações, capa, gráficos e tabelas.

PRODUTORA – “A Nomos é uma produtora brasileira independente, registrada na Agência Nacional de Cinema (ANCINE), e trabalha com a produção de filmes-documentários e projetos audiovisuais, visando derrubar os muros da indiferença política e do silêncio violento e sistemático com relação aos povos oprimidos”, acrescentam os coordenadores.

CONTATO – Atendimento de segunda a sexta das 8h30min às 19h, e aos sábados das 9h ao meio-dia. Informações:  (55) 9 8133.1775; (51) 9 8215.8018.

“Escola sem censura” na temática de debate e filme

“Escola sem censura” na temática de debate e filme

 

Comentários ()

Seções