Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Finados registra menor número de mortes no trânsito desde 2011

Finados registra menor número de mortes no trânsito desde 2011
07 novembro
08:30 2017

Desde que foi instituída, em 2011, a Operação Viagem Segura já promoveu 80 edições, entre feriados e dias festivos, registrando uma média diária de 3,8 óbitos. Nesse feriado de Finados, apontou menos vítimas fatais: cinco, ou uma por dia, em média. Juntamente com o feriado de Tiradentes deste ano, quando ocorreram quatro óbitos nos quatro dias, essa é a menor média da série histórica da operação.

Focando somente nos feriados de Finados, o Detran RS elaborou análise remontando a 2007 e levantou uma média de mortes de 6,3 por dia. A operação encerrada no domingo registrou, além dos cinco óbitos, 156 feridos, resultantes de 108 acidentes com lesões. No total, aconteceram 178 acidentes nas vias gaúchas entre a zero hora de quarta-feira até a meia-noite de domingo.

Nesse período, foram fiscalizados 31.692 veículos, o que resultou em 10.855 autuações de infrações e no recolhimento de 1.081 veículos e de 232 carteiras de habilitação. No que se refere ao combate à alcoolemia, foi oferecido o teste do etilômetro a 2.606 condutores, tendo sido autuados 183 condutores, 97 deles por recusa. Os que se negaram a fazer o teste sofrem as mesmas sanções administrativas do teste positivo, ou seja, multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH pelo período de 12 meses. Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir. Foram conduzidos a delegacias, por terem incorrido em crime de trânsito, 46 condutores.

A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Brigada Militar (BM), o Comando Rodoviário da BM (CRBM), o Detran RS e a Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais, ANTT, Dnit, Daer, EGR, Famurs, Metroplan, Cetran RS, Sest/Senat, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Instituto Zero Acidente e o Lions Club.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções