Diário da Manhã

Notícias

Formiga Gigante será montada nesta quarta-feira (30) na Fenadoce

Formiga Gigante será montada nesta quarta-feira (30) na Fenadoce
31 julho
10:17 2025

Ao todo, a startup Maker Market estima que o investimento feito será em torno de R$ 50 mil apenas para a montagem da escultura, utilização de novas impressoras e material, sem considerar a pintura final feita posteriormente

Estudantes da rede municipal de ensino vão fazer o processo final de montagem da formiga Docilda, mascote da Fenadoce, em formato gigante, nesta quarta-feira (30), às 18h, próximo ao estande da Prefeitura, no Centro de Eventos. Construída pela Empresa de Tecnologia Maker Market, usando a tecnologia de impressão 3D, formam mais de 600 peças grandes do tipo lego, a formiga, tem mais de dois metros de altura por um e meio de comprimento, e vai pesar mais de 100 quilos.

O secretário de Turismo, Danilo Rodrigues, salientou a importância da participação dos estudantes da rede, como forma de vincular a educação, ao processo de aprendizagem com inovação e tecnologia que está sendo apresentada por empresa aqui do município, sediada no Pelotas Parque Tecnológico. “Após montada, a escultura será doada ao município, e, com certeza, vai se transformar em um símbolo da cidade e um novo equipamento turístico”, opina.

Oito estudantes de escolas do município, todos entre sete e 12 anos, farão a finalização da montagem da escultura da formiga, que já vem pré montada. O projeto de construção da escultura tem a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Fenadoce e Pelotas Parque Tecnológico.

Símbolo de cidade e ligada diretamente à Fenadoce, a relação da formiga com Pelotas e a Fenadoce se fortaleceu ao longo dos anos, com a personagem sendo utilizada em diversas campanhas promocionais e intervenções urbanas. Éder Medeiros, CEO e fundador do Maker Market, explica que a ideia de produzir uma formiga gigante em 3D surgiu primeiro internamente e depois em uma conversa com o secretário de turismo da cidade, Danilo Rodrigues.

“Quando terminei de explicar para o secretário o que fazíamos, ele deu essa ideia de fabricar uma formiga gigante e expor durante a Fenadoce. Então acho que é algo que precisava acontecer, é quase como se a cidade estivesse pedindo por isso. Uma iniciativa que nós precisávamos e merecíamos, um monumento à tecnologia e ao espírito empreendedor pelotense. Feita 100% na cidade, por pessoas que moram aqui”, comenta Medeiros.

O Maker Market acredita que o projeto ajudará a inspirar a cidade de Pelotas e o Brasil a produzir mais em 3D, e localmente. “A tecnologia permite a produção local com qualidade de peças incríveis. Essa foi a nossa primeira impressão realmente grande, mas não será a última. Já estamos planejando um projeto ainda maior para o próximo ano, um verdadeiro recorde mundial. A Formiga Maker é um marco para nós e para a cidade, mas em breve haverão outros”, projeta Medeiros.

2 metros de altura e formado por 536 peças

Contando com 2 metros de altura, 110 centímetros de largura e 150 centímetros de comprimento, além de 536 peças ao todo, a Formiga Maker passou por cuidadosos processos de produção, utilizando filamento plástico ABS em impressoras X1 Carbon da Bambu Labs, com um perfil de impressão visando a robustez e também a resistência do objeto. A escultura foi toda impressa com a utilização de um infill de 25% de preenchimento, quatro camadas de parede com a largura de cada uma em 0,4mm e outras quatro camadas de topo e de base. 

Durante a sua produção, a empresa assegurou que cada peça fabricada fosse extremamente resistente. “A altura de camada selecionada foi de 0,2 buscando um maior fluxo de plástico durante a impressão justamente para assegurar uma resistência ainda maior. As temperaturas foram escolhidas para deixar o filamento ABS na sua região mais viscosa possível de 280ºC onde realizamos uma excelente fusão entre as camadas”, explica Joel Espechit, engenheiro líder de materiais e manufatura aditiva do Maker Market.

O processo de fabricação da Formiga Maker não dependeu apenas do processo de impressão, foram realizadas etapas entre diversas áreas do segmento do mundo do 3D que hoje não são comumente abordadas. Para chegar até o resultado final, o Maker Market utilizou diferentes softwares para criação de modelos 3D e fatiamento focado especificamente em peças em grande escala, por exemplo. 

“Foi um trabalho desafiador que envolveu diversas áreas do conhecimento e tecnologias com foco em 3D, e que nos ajudou a ficar ainda mais preparados para qualquer demanda futura de nossos clientes. A Formiga Maker também acaba sendo um grande exemplo da versatilidade que as tecnologias que dominamos possuem”, finaliza o CEO do Maker Market.

Após a montagem da Formiga Maker e exibição na Fenadoce, a ideia da startup é que ela seja itinerante por pontos turísticos de Pelotas, e que depois disso fique exposta em um local seguro e de acesso ao público. 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções