Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

FRAGATA : Projeto “Recriando nossa história”

01 julho
09:29 2014
Professoras Martha Elaine Adamy e Neuza Castanheira

Professoras Martha Elaine Adamy e Neuza Castanheira

Pintura para apagar pichações, ajardinamento e painéis com aspectos da cultura local, bem como mensagens de autoestima e perseverança. Algumas das iniciativas que integram o projeto “Recriando nossa história”. As atividades estão recuperando as instalações da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter. Com o objetivo de  resgatar, valorizar e preservar os “bens patrimoniais escolares através da história e da literatura”, a ação foi idealizada pela professora Martha Elaine Adamy. Ela conta com a colaboração da professora de história Neuza Castanheira. O projeto também tem apoio da diretora Mara Rosana Foltz.

Aluno Carlos Andrigo elaborou painel no saguão

Aluno Carlos Andrigo elaborou painel no saguão

JOVENS E ADULTOS das turmas 81 e 82, totalizando 72 alunos, têm se empenhado pela revitalização do espaço escolar. Carlos Andrigo é o autor de painel que está no saguão. E logo à entrada da escola estão cerâmicas, adquiridas através de campanha para reunir recursos, que apresentam temas como o bairro Fragata, Laranjal e Theatro Sete de Abril. Nesta semana, ritmo acelerado, já que a apresentação à comunidade escolar será quinta (3/7) às 20h no auditório.

Cerâmica com mensagem de estímulo ao recomeço

Cerâmica com mensagem de estímulo ao recomeço

PLANEJAMENTO – A professora Martha explana: “Posteriormente ao planejamento de como seria feito o trabalho de recuperação das paredes, ministramos aulas expositivas e práticas sobre o tema. A ideia era que os educandos conhecessem o projeto, bem como técnicas de pintura em cerâmica, e a produção textual com poemas. O trabalho que foi feito surgiu após um olhar artístico sobre o material a ser reformado. Ante os desafios que enfrentamos hoje para preservar o meio ambiente, a ação se baseou na conscientização de toda a comunidade escolar sobre a importância da escola e do seu patrimônio. Durante o processo, os educandos aprenderam a pintar em cerâmica, a montar painéis em conjunto, além de expor sua emoção e criatividade nos textos poéticos, tornando a entrada da Escola um lugar mais colorido e cultural. Os educandos terão mais prazer em estudar e entrar na escola, orgulhando-se de fazer parte desse trabalho de revitalização do ambiente escolar”.

ESCOLA está localizada à avenida Pinheiro Machado, funciona nos três turnos e tem trajetória de 37 anos. Neste ano letivo, começou atividades com 1.180 alunos matriculados.

Turmas 81 e 82 e professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Adolfo Fetter

Turmas 81 e 82 e professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Adolfo Fetter

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções