Diário da Manhã

Notícias

Franquias do McDonald’s em Pelotas aderem à escala de trabalho 5×2

Franquias do McDonald’s em Pelotas aderem à escala de trabalho 5×2
12 setembro
15:14 2025

Medida foi inspirada em projeto de lei da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS)

As franquias do McDonald’s de Pelotas vão adotar o regime de trabalho de 40 horas semanais. A decisão está alinhada com a pauta pelo fim da escala 6×1, que ganhou força no Brasil desde o ano passado e, especificamente com o projeto de lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), que propõe escala 5×2.

A medida é resultado de uma articulação conduzida pela presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Turismo e Hospitalidade de Pelotas (Sintraturh), Simone Goulart junto aos gerentes e setor jurídico das unidades. O presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil ((CTB), Rodrigo Calais, também participou da mobilização.

Nas reuniões realizadas, os gerentes das franquias reconheceram a importância da escala 5×2 para garantir melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida aos funcionários. A partir desse entendimento, retornaram ao sindicato para formalizar um acordo coletivo, que prevê a implementação imediata da nova jornada.

Os gerentes das franquias reconheceram a importância da redução da escala de trabalho para garantir melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida aos funcionários. Neste sentido, definiram a escala 5×2 e formalizaram o acordo coletivo que prevê a implementação imediata da nova jornada.

A deputada federal Daiana Santos (foto de Mário Agra) destacou a relevância da conquista:

“A decisão das franquias do McDonald’s de Pelotas de implementar a escala 5×2 mostra que o diálogo entre sindicatos, trabalhadores e empresas pode avançar em conquistas concretas. O meu projeto de lei vem justamente para fortalecer esse movimento, garantindo condições dignas de trabalho, descanso e valorização para milhares de trabalhadores do comércio e serviços em todo o Brasil.”

O PL 67/2025 propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em legislações específicas do comércio, estabelecendo jornada máxima de 40 horas semanais; dois dias de repouso remunerado por semana. No caso dos comerciários, a proposta é que as folgas sejam, obrigatoriamente, consecutivas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções