Frentes de trabalho atuam na requalificação da Ferreira Viana
Ciclovia está em obras iniciais no canteiro da avenida
A requalificação da avenida Ferreira Viana evolui com três frentes de trabalho simultâneo. No canteiro central, a partir do entroncamento com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, equipe executa obras da ciclovia, enquanto outras atuam na alteração das áreas externas das rótulas e na linha de drenagem em frente ao Shopping. O projeto prevê a revitalização dos 4,2 quilômetros de extensão da via até a ponte sobre o arroio Pelotas.
“As intervenções em andamento fazem parte do projeto e são essenciais para a evolução das obras. São ideais para este período, pois não exigem interferências substanciais no trânsito, com fluxo mais intenso na temporada de veraneio. A pavimentação asfáltica e a sinalização viária, que são as etapas que mais aparecem para a população, serão executadas quando todos os serviços prévios de infraestrutura estiverem prontos”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.
A requalificação da avenida Ferreira Viana envolve o investimento de mais de R$ 4,4 milhões com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As obras transcorrem sob responsabilidade da Prefeitura, regradas pela Concorrência Pública 01/2023, são executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda e contam com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Rótulas e drenagem passam por adequações – Fotos: Michel Corvello
As intervenções que constam no projeto de requalificação são nova pavimentação asfáltica em toda a extensão, entre o entroncamento com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a ponte do Laranjal, drenagem, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical.
“Já foram executadas as travessias de drenagem, que demandaram escavações, instalações de tubulação, envelopamento com concreto, construção de caixas, recomposição das valas e aplicação de massa asfáltica, além de caixas com tampas grelhadas em redes longitudinais às margens da ciclofaixa”, informa Ramalho, salientando que essas intervenções são fundamentais para escoamento das águas pluviais, garantindo mais segurança e conforto a quem trafega pelas pistas da avenida.