Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

GAUCHÃO : Em jogo maluco, Brasil é eliminado pelo Ypiranga

GAUCHÃO :  Em jogo maluco, Brasil é eliminado pelo Ypiranga
24 março
08:59 2022

Time de Erechim venceu todas como mandante no campeonato e Xavante perdeu pênalti no fim que levaria decisão para o desempate

Por: Henrique König

Pela volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, o Brasil tinha a vantagem de 1×0 quando chegou na quarta-feira (23) ao Colosso da Lagoa em Erechim. Mas o placar foi dizimado pelo grande time do Ypiranga, que vai para decisão. O pelotense Erick marcou duas vezes e Hugo Almeida também deixou sua marca. Pelo Brasil, apenas Luizinho, de fora da área, fez: marcador encerrado em 3x1para o Canarinho, placar de 3×2 no agregado e os erechinenses são finalistas do Gauchão pela primeira vez na história.

No começo, aos 3 minutos, Erick cruzou da direita e Hugo Almeida cabeceou para fora, quase abrindo o placar. O Brasil respondeu aos 9’: Luizinho cruzou e Thiago Santos mandou na mesma moeda, de cabeça, pela linha de fundo.

O Ypiranga tinha a iniciativa, pois precisava do resultado. Hugo serviu Gedeilson e este finalizou para fora, aos 11’. Em seguida, aos 14’, Marcelo salvou em finalização de Hugo Almeida. Era pressão erechinense. O time local procurava atacar por ambos os lados.

Cedo demais, aos 23’, o goleiro Marcelo tomou o cartão amarelo por cera. Aí vieram os gols: após bate-rebate, a bola se ofereceu para o pelotense Erick tirar de Marcelo e fazer 1×0. Mas coragem, Brasil: após a bola percorrer o centro do campo, Luizinho obteve o domínio pela direita, trouxe para finalização de canhota, a bola desviou no meio do caminho e morreu no canto, sem chances ao goleiro Edson: 1×1.

A partida incendiou e, aos 31’, novo cruzamento da direita do Ypiranga, onde o Brasil não estava conseguindo marcar, e o camisa 9 Hugo Almeida cabeceou de forma certeira, no cantinho: 2×1 para os locais, debaixo de muita chuva. O Canarinho seguia melhor, mas quem arriscou bem, aos 40’, foi Marllon: de fora da área ele tentou rasteiro e Edson catou firme.

Nos acréscimos, Matheus Santos bicou a bola pelo Ypiranga e Marcelo salvou com a ponta dos dedos, mandando a escanteio. O jogo foi ao intervalo com a decisão rumando aos pênaltis.

Na volta para segunda metade, Jerson Testoni veio com Henrique Ávila no lugar de Gabriel Araújo, que teve muitas dificuldades na marcação. No primeiro ataque, bola rasteira para Hugo Almeida, que buscou o cantinho, mas, com o desvio, só ganhou escanteio para o Ypiranga.

Aos 10’, o Brasil arrumou boa falta sofrida por Ávila. Marllon, o homem da bola parada, cobrou procurando o ângulo, mandou a centímetros da trave. O jogo era frenético demais: aos 12’, Matheus Santos invadiu a área pelo Ypiranga, limpou dois marcadores, chutou colocado e o Matheus goleiro salvou o Xavante espalmando.

Aos 16’, após grande troca de passes, Luis Menezes arriscou de longe e a bola beliscou o travessão, para fora. Os locais passaram a pressionar e Testoni colocou Bruno Paulo no lugar de T.Santos e Ruan na vaga de Karl. Mas o talento do Ypiranga apareceu: passe de Lorran milimétrico para Erick encobrir o goleiro Marcelo e fazer 3×1.

Dois minutos depois, aos 28’, Matheus Santos fez falta forte, já tinha amarelo e foi expulso pelos locais: era a chance do Brasil ao menos levar aos pênaltis. Luizinho Vieira queria proteger o resultado a seu favor: tirou Erick e Marcelinho para entrarem os laterais de origem, John Lennon e Vitinho.

As últimas cartadas no Brasil foram os atacantes Joanderson e L.Ferraz. O Xavante tentou por dentro e Luizinho sofreu pênalti cometido pelo Bispo, só visto pelo VAR. A arbitragem de Douglas da Silva viu e reviu o lance até marcar a penalidade máxima, para desespero do Ypiranga. Marllon foi para cobrança e perdeu a bola do jogo: o goleiro Edson brilhou e defendeu a batida, salvando o Ypiranga, para a torcida vibrar em Erechim.

Aos 53 minutos, o árbitro Douglas da Silva encerrou e o Ypiranga garantiu vaga na final.

FICHA TÉCNICA: YPIRANGA 3×1 BRASIL

YPIRANGA: Edson; Gedeilson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Porfírio; Lorran, Falcão, Marcelinho (Vitinho), Matheus Santos, Erick (John Lennon) e Hugo Almeida (Jefferson). Técnico: Luizinho Vieira.

BRASIL: Marcelo; Marcelinho, Fernando, Helerson e Gabriel Araújo (Ávila); Karl (Ruan), Luis Menezes, Marllon, Paulo Victor (Joanderson), Luizinho e Thiago Santos (Bruno Paulo). Técnico: Jerson Testoni.

  • ÁRBITRO: Douglas da Silva, com Mauricio Penna e Luiza Reis.
  • GOLS: Erick (2) e Hugo Almeida (YPI) | Luizinho (BRA)
  • Jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, no Colosso da Lagoa, em Erechim.

Comentários ()

Seções