Google Arts & Culture oferece tour em realidade virtual do Palácio de Versailles
O Google Arts & Culture se reuniu ao Palácio de Versalhes para oferecer um tour em realidade virtual (VR) da antiga residência da realeza francesa. A nova experiência imersiva da plataforma, chamada ‘Versailles: The Palace is Your’ (“Versalhes: O Palácio é Seu”), está disponível em francês, inglês e chinês.
No passeio virtual, os visitantes podem usar seu próprio equipamento de realidade virtual como Oculus Rift, HTC Vive ou Valve Index. A mostra convida a descobrir o palácio e desfrutar do conteúdo exclusivo que inclui mais de 150 obras de arte em alta definição, detalhes dos móveis, tapeçarias, lustres, objetos de arte decorativa de propriedade de Maria Antonieta e raros retratos da família real.
A ferramenta renderizou os famosos Apartamentos de Estado (Grand Appartement du Roi e de la Reine), a Capela, a Ópera, a Galeria dos Espelhos, a Sala de Coroação e tudo que está contido nestes espaços, além dos impressionantes parques e jardins.
Um recurso do aplicativo permite ainda que os usuários removam os lustres para ver as pinturas do teto com mais detalhes – tudo a partir do conforto de sua própria casa, a qualquer momento e com um guia de áudio para cada sala.
A exposição foi construída a partir da tecnologia de fotogrametria, uma técnica que cria modelos tridimensionais reais a partir de milhares de fotografias comuns.
Hoje, na tentativa de aumentar a acessibilidade, mais e mais museus estão colocando suas coleções online. Embora a maioria das instituições opte por simplesmente digitalizar e catalogar as fotografias de seus objetos, algumas vão além, oferecendo visitas virtuais às suas instalações e exposições com cliques.
O último local a seguir tecnologicamente essa rota impressionante é o Palácio de Versalhes, um castelo histórico localizado nos arredores de Paris, na França, símbolo da Monarquia Absoluta de Luís XV.
(Imagem Pixabay)