Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Governador e equipe discutem projetos prioritários do RS junto ao governo federal

Governador e equipe discutem projetos prioritários do RS junto ao governo federal
02 agosto
20:06 2023

Em reunião com a ministra Simone Tebet, Leite destacou uma série de demandas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, entre elas a conclusão da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas

A poucas semanas da apresentação, por parte da União, do Plano Plurianual 2024-2027 e da nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governador Eduardo Leite foi a Brasília reforçar as demandas do Rio Grande do Sul junto ao governo federal. Nesta quarta-feira (2/8), Leite e uma comitiva de secretários se reuniram com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Nas audiências, o governador apresentou uma relação de projetos prioritários para o Estado.

A intenção é incluir demandas estratégicas, principalmente na área de infraestrutura, no Plano Plurianual e no PAC. Do governo federal, há sinalização de que parte dos pedidos serão atendidos. À comitiva, o ministro Rui Costa apresentou algumas das obras que receberão recursos.

“Estamos conversando para que o governo federal contemple o máximo possível de demandas, porque são obras fundamentais para o desenvolvimento estadual. Já sabemos que seremos atendidos em parte dos pedidos e estamos trabalhando para sensibilizar o governo em relação às demandas que, por ora, não devem ser contempladas”, disse Leite.

No total, o governador apresentou à Casa Civil uma relação de 30 obras consideradas prioritárias em diversas áreas. Entre elas, a conclusão da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, a conclusão da nova ponte do Guaíba e a extensão da BR-448 até Portão. A divulgação da relação final das obras contempladas pelos recursos do PAC será feita na próxima semana, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Também participaram das audiências os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Malmann, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Luciano Faustino.

 

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções