Grande cortejo e sarau para celebrar Dia do Teatro e do Circo

A convite da Secult, parceira do evento, classe artística pelotense organizou quatro dias de programação voluntária
A classe artística das artes cênicas de Pelotas atendeu a um convite da Secretaria de Cultura (Secult) e, após reunião geral ocorrida na segunda-feira passada (17), na sede da Secult (Casa Dois da Praça Coronel Pedro Osório), organizou uma semana de programação em celebração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, ambos comemorados em 27 de março. Cerca de 20 companhias de teatro, dança e circo do município participam das atividades voluntárias, cujo ponto alto será um grande cortejo no final da tarde do dia 27, no Centro Histórico. A população é convidada a participar.
Peça Teatral
A programação começa na quarta-feira (26), com apresentação da peça teatral “Noite Feliz”, de Vera Karam, direção Yaska Antunes, pelo Grupo Teatro de Arte de Pelotas. Às 19h30min, no auditório do IFSul campus Pelotas (Praça 20 de Setembro, 455). Entrada franca.
Cortejo
No dia 27 (quinta), acontece o grande cortejo da classe artística, com instrumentos de percussão e performances teatrais (Grupo Tatá, Outro Dances, entre outros). A concentração está marcada para as 17h, na Esplanada do Theatro Sete de Abril (à Praça Coronel Pedro Osório, na frente do Sete) e saída às 17h30min. Após percorrer a praça e o calçadão, o cortejo retorna à Esplanada, finalizando com um Sarau Cênico.
Programação do Sarau Cênico:
Leituras dramáticas para reflexão da arte teatral, com Charlie Rayné, Lizii Fonseca, Diego Carvalho e Nina Grace; leitura de Manifesto em Prol da Arte, com o Coletivo Khaos; Fragmento de “O último Godot”, de Matei Visniec, com o Grupo Teatro de Arte de Pelotas (Yaska Antunes e Isis Peres); leitura de poema de Maiakovski, por Yaska Antunes; Chico Meirelles apresenta “A peregrinação”, fragmento de introdução conceitual proposta pelo grupo Bando, de Lisboa/Portugal pela passagem do milênio; Nina Grace (Núcleo de Teatro da UFPel) lê o poema “Recomece’, de Bráulio Bessa.
Colóquio Queer
Na sexta-feira (28), haverá um Colóquio Queer: pela manhã, no Centro de Artes da UFPel (à rua Alberto Rosa, 62 – Porto), 9h30 – 11h | Comunicação oral das pessoas inscritas; 11h – 12h | Mesa presencial – Ambulatório T: Conhecendo um pouco sobre o espaço. À tarde, o evento continua no Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS/UFPel, à rua Almirante Barroso, 850 – Porto): 14h – 16h | Mesa presencial – Gêneros entre saberes com Ricardo Ayres, Hudson Cristiano e Rosângela Fachel; 16h – 17h30 | Mesa online – Diálogos transversais na cena contemporânea com Renata Carvalho e Hênrica Ferreira. Encerramento no Centro Cênico Cultural da Você Sabe Quem (VSQ – à rua Dom Pedro II, 458 – Porto) – às 19h – Mostra de performances e apresentações artísticas
Aulão aberto
No sábado (29), tem Aulão de Teatro com a Cia Amplitude. Gratuito e aberto ao público. Das 15h30min às 17h, no saguão da Prefeitura (Praça Coronel Pedro Osório, 101 (esquina 15 de Novembro X Lobo da Costa). Inscrições antecipadas com o grupo, link do QR code na bio da Cia Amplitude, Instagram @cia_amplitude ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTZPZK9EGld08JZEeW9xR7xVQVTnqUDjMcKM-0GoER3kIWVw/viewform?usp=dialog
Classe engajada
Cias de Teatro e Dança que irão participar do cortejo:
Núcleo de Teatro UFPel; Coletivo Khaos; Você Sabe Quem (VSQ); Cia Amplitude; Coletivo Gira Riso; Studio Atores de Pelotas (SAP); Grupo Oficina de Teatro de Pelotas; Cia Cem Caras de Teatro IFSul; Movimento Nacional de Artistas Trans (Monart); Grupo Casa de Brinquedos; Cia de Dança Miriam Guimarães; Teatro dos Gatos Pelados; Grupo Tatá de Dança-teatro; Outro Dances; Grupo Teatro de Arte de Pelotas; Esfera Teatro Laboratório; Duo Duou; Cia Tadipalhaçada.