Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Gravidez aos 40 anos exige atenção

Gravidez aos 40 anos exige atenção
29 setembro
10:37 2017

A Medicina Reprodutiva aliada a hábitos saudáveis de vida auxiliam pacientes que optam pela gestação tardia

Devido ao avanço da Medicina Reprodutiva, mulheres com 40 anos ou mais podem engravidar com o auxílio das técnicas de reprodução humana, mas o ginecologista especialista em Reprodução Humana, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor da Fertivitro (www.fertivitro.com.br), alerta para alguns cuidados quando se pensa em uma gestação tardia.

 

Fertilidade x infertilidade

Na primeira menstruação, a mulher possui cerca de 400 mil células que serão utilizadas durante a vida reprodutiva. Acredita-se que existe um consumo mensal de, aproximadamente, 1.000 células por mês, que serão consumidas numa média de 35 anos. Portanto, a mulher tem a sua menstruação entre os 10 e 14 anos e entrará na menopausa por volta dos 48 anos. Após os 35, há um declínio do número e da qualidade dos óvulos, o que diminui as chances de gravidez.

Mulheres entre 30 e 35 anos têm de 15% a 20% de chances de engravidar de forma natural. Se levado em consideração o tratamento de fertilização in vitro, as mulheres com menos de 35 anos possuem uma chance de gestação entre 40% e 50%, após os 35 anos estas chances vão caindo, sendo que aos 40 anos as chances são em média de 25%. “É fundamental e aconselhável que, em casos de casais com dificuldade para engravidar, uma investigação detalhada seja realizada preferencialmente antes dos 35 anos”, orienta Dr. Luiz.

Tratamentos

Se após um ano de tentativas para ter um filho de forma natural, sem o uso de contraceptivo, não ocorrer a gravidez, a indicação é o tratamento de reprodução humana. A técnica pode ajudar as mulheres que desejam engravidar a partir dos 40 anos, mas é importante adotar uma rotina saudável, que irá impactar de forma positiva nos resultados, como: alimentação equilibrada, peso adequado, prática de exercícios físicos, evitar álcool, cigarro e drogas em geral.

Existe uma tendência nas mulheres acima de 38 anos de indicar a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório, devido aos melhores resultados.

Riscos da gestação tardia

Dr. Luiz alerta que mesmo com o avanço da Medicina, é importante estar atento aos fatores de riscos de uma gestação aos 40 anos, que inclui abortos e anomalias cromossômicas, como a Síndrome de Down, Síndrome de Edwards, Síndrome de Patau. Para a mãe, aumentam as chances de hipertensão e diabetes gestacional. “Com o acompanhamento médico durante a gravidez, esses riscos podem ser identificados e controlados”, explica o especialista da Fertivitro.

Congelamento de óvulos

Para quem tem o objetivo de engravidar após os 35 anos, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor da Fertivitro, sugere que a paciente faça o congelamento de óvulos antes dessa idade, para aumentar as chances de gravidez no futuro pelas técnicas de reprodução humana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções