Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Grupo de Pesquisas do Direito participa de colóquio em Portugal

04 julho
15:16 2014

O Grupo de Pesquisa voltado a Políticas Migratórias e Direitos Humanos, composto pelos alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), irá participar, nos dias 10, 11 e 12 de julho, do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul, em Coimbra, Portugal. As professoras Ana Paula Dittgen e Anelize Correa serão acompanhadas pelo aluno do sexto semestre Eduardo Real, que apresentará a pesquisa O acesso a direitos sociais e a cidadania imigrante do Sul.

O evento é promovido pelo Projeto Alice, da Universidade de Coimbra (UC), um dos principais centros de pesquisas europeu, coordenado por um dos maiores sociólogos do mundo, Boaventura de Sousa Santos. No âmbito do projeto Alice – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, a lógica que cerceia o colóquio é de que o Sul pode ensinar para o Norte, “porque acredita-se que as perspectivas de pesquisa, de compreensão, de entendimento e de conhecimento já estão esgotadas no Norte e que eles têm muito a aprender com os ensinamentos do Sul”, disse a professora Ana Paula.

Dentro dessa visão, os acadêmicos da UCPel inscreveram um artigo que fala sobre migrações e direitos sociais dos imigrantes no Brasil. De acordo com a professora, em nosso país a legislação migratória é muito antiga, o que estimula pesquisas para a reformulação dessas ideias. O trabalho em questão explora como o Brasil vem adotando um instrumento inovador de ampla participação dos imigrantes na conquista de direitos sociais por meio da confecção de uma nova legislação. “Trouxemos toda a experiência que tivemos com a Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgios (Comigrar) e no que esse processo auxiliou e vem auxiliando para a conquista de direitos sociais por parte dos imigrantes no Brasil”, explicou a docente. “A Universidade de Coimbra é uma referência também nos nossos estudos e pesquisas. Termos sido aceitos num evento desse porte foi um reconhecimento muito estimulador, tanto para nós quanto para os alunos”, complementou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções