Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Grupo Tholl recebe o Prêmio Eva Sopher 2023

Grupo Tholl recebe o Prêmio Eva Sopher 2023
21 dezembro
14:41 2023

Distinção premiou também o Grupo Zaffari, Paulo Gasparotto, Abrelina Barbosa e a bailarina e coreógrafa Carlota Albuquerque em cerimônia no palco do Theatro São Pedro

O Grupo Tholl foi agraciado com o Troféu Eva Sopher, distinção que homenageia a empreendedora cultural que por mais de 40 anos comandou o São Pedro, teatro mais antigo de Porto Alegre. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira(19) e o diretor artístico do Tholl, João Bachilli recebeu o prêmio das mãos da Secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo. “É uma alegria enorme receber esse prêmio, que nos traz tantas memórias marcantes, como a nossa primeira temporada neste palco em que fomos de imediato abraçados pela generosidade de Dona Eva”, disse Bachilli. Ele contou que naquela primeira temporada da trupe no São Pedro, Dona Eva sugeriu que fossem entrevistados no programa do jornalista Ruy Carlos Ostermann. “No dia seguinte a sessão lotou, era uma fila de dobrar a esquina, e assim foram todos os dias daquela longa temporada”, recordou. A amizade e admiração mútua fez com que o Grupo Tholl a batizasse carinhosamente de “madrinha” da trupe.

João Bachilli, à esquerda, recebeu o prêmio pelo Grupo Tholl

O Prêmio Eva Sopher tem por objetivo valorizar personalidades públicas, artistas e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Fundação Theatro São Pedro. No ano de 2023 os homenageados foram: Destaque Institucional o Grupo Zaffari – empresa conhecido por apoiar diversos projetos das artes de palco; Destaque Cultural para Paulo Gasparotto – jornalista que durante muitas décadas contribuiu para a divulgação dos espetáculos artísticos locais. Na categoria Destaque Artístico, além do Grupo Tholl teve a bailarina Carlota Albuquerque. O Destaque da Casa foi para Abrelina Barbosa, funcionária do Theatro São Pedro desde 1999. Lina, como é conhecida por todos, começou como telefonista, passando ao cargo de chefe de bilheteria. Seu carisma, competência administrativa e exímio relacionamento com o público e com a classe artística fazem parte da cultura Theatro São Pedro – que a Dona Eva nos ensinou – e que Lina transmite brilhantemente todos os dias.

O troféu é uma obra do artista plástico Vinícius Vieira, que confecciona a peça desde a primeira edição do prêmio, em 2018. A missão do Prêmio Eva Sopher é divulgar – tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas – figuras públicas, artistas e marcas organizacionais que fazem a diferença para a Cultura. Segundo Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Theatro São Pedro: “Quando idealizamos o Prêmio Eva Sopher, tínhamos uma grande preocupação que a iniciativa fosse reconhecida pela seriedade e acerto de suas escolhas. Ao chegarmos à sexta edição do prêmio, seu balanço mostra que isso tem sido alcançado, a cada edição, o que fortalece sua imagem e respeitabilidade”. A Fundação Theatro São Pedro segue firme com a missão e os valores de Eva Sopher. A equipe, após anos de aprendizagem ao lado daquela grande empreendedora da área cultural, permanece com o espírito inovador, com o cuidado em valorizar nossa história, por meio do Theatro São Pedro, e pensar no futuro, em novas plateias e nas novas formas de consumo cultural, unindo esses conceitos ao Multipalco, formando um grande complexo cultural no centro de Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções