Diário da Manhã

Notícias

HE-UFPel divulga balanço de atendimentos de 2024

HE-UFPel divulga balanço de atendimentos de 2024
11 fevereiro
09:07 2025

Relatório aponta cerca de 383 mil procedimentos assistenciais realizados pelo SUS. Hospital oferece atendimento a mais de um milhão de pessoas no Rio Grande do Sul

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou os dados de sua produção assistencial pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024. De janeiro a dezembro, foram realizados cerca de 382.987 mil atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias e partos. As informações foram extraídas do aplicativo Tabwin e do Relatório de Indicadores 2024.

O HE-UFPel registrou 47.126 consultas médicas, 34.878 consultas multiprofissionais, 22.330 atendimentos ambulatoriais e 274.858 exames gerais. Além disso, foram realizadas 2.514 cirurgias e 1.281 partos (600 PV e 681 Cesáreas).

Na atenção domiciliar, no ano de 2024 foram encaminhados ao serviço, 734 pacientes, 659 receberam a primeira avaliação e 319 foram admitidos e acompanhados.

Segundo o superintendente, Tiago Collares, reforçou “o compromisso social do HE-UFPel com a comunidade”, destacando que 100% dos atendimentos são realizados pelo SUS. “Nossos números refletem uma atuação dedicada à população, mas precisamos avançar com toda a energia acelerando o acesso aos nossos serviços em saúde”, afirmou.

O gestor ressaltou que “prioridade é modernizar a estrutura, com a aquisição de novos equipamentos médicos de diagnóstico por imagens, diagnostico laboratorial, bem como, a ampliação do número de salas cirúrgicas por meio de parcerias com instituições que atendem o SUS em Pelotas. Definiremos estes movimentos já neste primeiro semestre de 2025”. E completou: “O objetivo é manter o avanço até a conclusão da obra do novo hospital universitário, que será entregue à Universidade e à Ebserh. Estamos focados em entregar não apenas mais espaço, mas um legado de saúde pública eficiente”.

Com 170 leitos de internação clínica e 150 leitos de internação domiciliar, o HE-UFPel atende a mais de um milhão de pessoas das 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde exclusivamente pelo SUS. Referência em alta complexidade oncológica, o Hospital oferece serviços de oncologia clínica e cirúrgica, quimioterapia, radioterapia e cuidados paliativos. Também presta atendimento a pessoas vivendo com HIV/aids e na saúde maternoinfantil, com foco em obstetrícia de alto risco e neonatologia.

Ensino, pesquisa e inovação

No ensino, o HE-UFPel é espaço de aprendizado para cerca de 1.200 acadêmicos de 16 cursos de graduação, além de residentes de 11 programas nas áreas médicas, multi e uniprofissional, com 100 pós-graduandos. O HE também é campo de atuação para projetos de extensão e ligas acadêmicas vinculados à UFPel, com 19 projetos de extensão em andamento, 6 ligas acadêmicas, que envolveram aproximadamente, 213 alunos de graduação, 45 docentes da UFPel e 40 trabalhadores Ebserh.

Na pesquisa e inovação, o Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação registrou 104 projetos cadastrados no Sistema Rede Pesquisa. Esses projetos estão distribuídos em nove linhas de pesquisa, sendo: 22% Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em graduação, 20% mestrados, 18% pesquisas acadêmicas, 12% doutorados, 11% iniciação científica, 8% TCCs em especialização, 8% estudos clínicos e 1% pós-doutorados.

Entre os estudos clínicos, dois estão vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Além disso, o HE-UFPel participou da 3ª edição do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Rede Ebserh, com 10 bolsistas, e da 2ª edição do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), com oito bolsistas. Os programas são uma parceria da Rede Ebserh e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções