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segunda, 23 de dezembro de 2024

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HE-UFPel e GEPI-FaE/UFPel promovem capacitações sobre Educação e Saúde na infância e adolescência

HE-UFPel e GEPI-FaE/UFPel promovem capacitações sobre Educação e Saúde na infância e adolescência
28 março
20:19 2024

A iniciativa visa oferecer ferramentas para identificar e lidar com questões relacionadas à saúde mental

Durante o mês de abril, a Unidade da Criança e do Adolescente (UCA) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a Faculdade de Educação (FaE/UFPel) promoverão capacitações por meio dos projetos: “Educação em Saúde para a Infância e Adolescência” e “Infâncias no Ambiente Hospitalar: contribuições da escuta e da brincadeira”. As palestras, certificadas pelo HE, são direcionadas aos profissionais do Hospital, acadêmicos e docentes da UFPel, bem como para a comunidade em geral.

O objetivo é oferecer subsídios teóricos e boas práticas sobre saúde mental na infância e adolescência. Segundo a pedagoga hospitalar da UCA, Adriana Guedes Coutinho, “A infância é um período crítico para estabelecer as bases da saúde mental, importante refletir sobre como a criança lida com o estresse, desenvolve habilidades sociais e emocionais e aprende a regular suas emoções. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, promovendo um ambiente mais acolhedor e consciente em relação à saúde mental”.

As inscrições serão realizadas via formulário on-line, disponibilizado durante as transmissões ao vivo, que acontecerão por meio do aplicativo Microsoft Teams. Os interessados em participar devem acessar o link, conforme segue:

– 9 de abril, das 15h às 17h, será abordado o tema “Atendimento às pessoas com TEA: desafios e possibilidades”, com a presença da docente da FaE/UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFPel, Siglia Pimentel Hoher Camargo, e da técnica administrativa da UFPel, Mírian Pereira Bohrer, que também é doutoranda do PPGE/UFPel. Link de acesso: https://bit.ly/4aoG1m9.

– 16 de abril, das 14h às 16h, a palestra “Pelos Caminhos do amar: a criança e o brincar em tempos de telas” contará com a participação da pedagoga da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Aparecida Azzolin. Link de acesso: https://bit.ly/3Tq3b4R.

A mediação, em ambos os dias, ficará a cargo da professora da FaE/UFPel e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Infâncias (GEPI), Hardalla Santos do Valle, e da pedagoga hospitalar do HE-UFPel, Adriana Guedes Coutinho.

O projeto está alinhado com normativas técnicas, como o Projeto de Lei nº 4928/2023, que dispõe sobre o direito da criança e do adolescente à saúde mental, e a pela Lei nº 13431/2017, mais conhecido como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entenda a parceria HE e GEPI

A coordenadora do GEPI, Hardalla Santos do Valle, fala com entusiasmo sobre a parceria entre o Grupo e o Hospital Escola: “Essa colaboração é um dos frutos do projeto Classe Hospitalar, do Professor Lui Nörnberg (FaE/UFPel), que estimulou a compreensão do ambiente hospitalar como um espaço de educação”.

O foco do GEPI é pesquisa e a extensão com as infâncias, em diferentes espaços, incluindo o ambiente hospitalar. Segundo Hardalla, “A inserção dos graduandos da Pedagogia no ambiente hospitalar tem contribuído para a ampliação dos seus saberes pedagógicos e para reforçar a importância da atuação do profissional da pedagogia em diferentes espaços, para além da sala de aula”. Além disso, ela destaca que a parceria entre a Faculdade de Educação e o Hospital Escola, ambos da UFPel, reforça a integralização dos setores da Universidade, contribuindo para a formação de profissionais da saúde e da educação.

Em relação às capacitações oferecidas, Hardalla expressa: “Estamos ansiosas para que a comunidade participe das formações que foram propostas. Por meio dessas ações de extensão, esperamos estabelecer um diálogo agregador entre profissionais da saúde, educação e outros setores da comunidade”.

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