Diário da Manhã

domingo, 15 de setembro de 2024

Notícias

HE-UFPel modifica horários e regras para visitas e trocas de acompanhantes

HE-UFPel modifica horários e regras para visitas e trocas de acompanhantes
30 agosto
09:18 2024

As novas diretrizes visam facilitar a visitação, melhorar a segurança dos pacientes, além de otimizar o fluxo interno

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa mudanças nos horários e nas regras para visitas e trocas de acompanhantes dos pacientes internados. As alterações, que começam a valer na segunda-feira, 2 de setembro, são:

  • Horário de visitas: das 14h às 20h, diariamente, em todas as unidades hospitalares.
  • Visitantes: É permitida a alternância de até três visitantes durante o horário de visita.
  • Trocas de acompanhantes: São permitidas até três trocas de acompanhante, por paciente, por dia.
  • Trocas de visitantes e acompanhantes: Devem ser feitas, preferencialmente, na portaria.

Os novos fluxos foram estudados pelas Unidades de Vigilância em Saúde (UVS), Saúde Mental (USME) e de Serviços Gerais (USG) e estão sendo implementados pelo HE-UFPel com o objetivo de viabilizar um ambiente hospitalar mais seguro e propício à recuperação dos pacientes, em conformidade com o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o chefe da UVS, Hilton Filho, “limitar o número de visitantes e acompanhantes e definir horários específicos pode ajudar a reduzir a propagação de infecções, especialmente nas áreas sensíveis, como UTI e unidades com precauções e isolamentos”.

Além disso, as medidas visam promover a humanização do cuidado, com um ambiente mais tranquilo e acolhedor, permitindo que as visitas e trocas de acompanhantes sejam realizadas em horários mais convenientes para familiares e amigos e sem ocasionar acúmulo de pessoas na recepção. As novas regras dão mais flexibilidade aos visitantes e acompanhantes e organizam o fluxo de pessoas no HE-UFPel, como destacou Hilton, “garantindo que os pacientes tenham o apoio necessário sem comprometer a segurança”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções