Diário da Manhã

Notícias

HE-UFPel oferece acompanhamento especializado para gestantes no ambulatório de Educação Física

HE-UFPel oferece acompanhamento especializado para gestantes no ambulatório de Educação Física
25 agosto
15:58 2025

O atendimento via SUS inclui avaliação física e prescrição de exercícios que contribuem para o bem-estar da gestante e do bebê

Já imaginou reduzir dores, melhorar a postura e se preparar melhor para o parto durante a gestação? No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestantes de qualquer fase da gravidez podem contar com um acompanhamento seguro e gratuito no ambulatório de Educação Física. O atendimento é oferecido via Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário estar realizando o pré-natal no HE. As inscrições podem ser feitas no formulário online – CLIQUE AQUI.

Segundo a profissional de Educação Física do HE-UFPel, Lidiane Pozza, “O principal objetivo é promover uma gestação mais saudável, facilitar o trabalho de parto e favorecer a recuperação no pós-parto, sempre respeitando as orientações médicas e adaptando as atividades às necessidades de cada gestante”. Os exercícios físicos nesse período ajudam a melhorar a postura, controlar o ganho de peso, aliviar dores e desconfortos comuns, reduzir o risco de diabetes gestacional e hipertensão, além de fortalecer os músculos e aumentar a disposição.

No primeiro encontro, a gestante realiza uma avaliação física completa, considerando suas necessidades individuais e o momento específico da gravidez. A partir desse diagnóstico, a equipe de Educação Física prepara um plano de exercícios personalizado, fundamentado em evidências científicas e voltado à promoção de saúde e bem-estar.

Lidiane também explicou: “Não havendo contraindicação médica, o exercício pode e deve ser iniciado em qualquer período da gestação, mesmo para quem não praticava antes. Algumas gestações consideradas de alto risco, como diabetes e hipertensão, também se beneficiam do exercício, desde que acompanhadas e liberadas pelo médico. O ideal é que a gestante passe pela avaliação médica e por um profissional de educação física para a prescrição de exercícios seguros para cada caso”.

Com o lema “Cuidar de você é também cuidar do seu bebê”, o serviço reforça que o acompanhamento físico seguro contribui para reduzir desconfortos comuns da gravidez e pode auxiliar na preparação para o parto. “Esse é o nosso objetivo com o ambulatório: oferecer avaliação e prescrição de exercícios seguros para o máximo de gestantes que pudermos alcançar”, completou Lidiane.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções