HE-UFPel oferece oficinas de microverdes para incentivar alimentação saudável
A iniciativa é realizada em parceria com Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade e visa promover práticas sustentáveis entre profissionais e acadêmicos
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPEL, está promovendo oficinas sobre microverdes como parte do projeto “Cultivando Com Ciência”. A iniciativa visa engajar profissionais e estudantes em práticas alimentares saudáveis e sustentáveis.
Os microverdes são plantas jovens colhidas entre uma e três semanas após a germinação e conhecidos por sua alta concentração de nutrientes. Serão quatro encontros, realizados na terceira quarta-feira de cada mês, com carga horária de duas horas e 30 vagas disponíveis por oficina. As datas e temas são:
- 16/10: Microverdes: produzindo alimentos saudáveis de forma sustentável em casa.
- 27/11: Incluindo o cultivo na rotina.
- 11/12: Receitas e memórias microverdes na rotina de saúde e bem-estar.
As quatro oficinas serão realizadas no Auditório do Bloco 3 do HE-UFPel. Os palestrantes são: a professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPEL, Luciana Bicca Dode; o Engenheiro Agrônomo e doutorando, Luís Otavio da Fonseca Dias; e o Biotecnologista e mestrando, Davi Dutra.
Saiba mais sobre o projeto “Cultivando com Ciência: Microverdes”
A iniciativa surgiu a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas na UFPel, que apontam a aplicação de estratégias multidisciplinares como alternativas efetivas na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na promoção integral da saúde e bem-estar de forma sustentável da população. “Isso motivou o contato dos professores da Biotecnologia e Agronomia da UFPEL com o Escritório de Inovação em Saúde para o desenvolvimento de um projeto que fomente adoção de hábitos saudáveis e ações sustentáveis”, explicou a chefe da Unidade de E-saúde, Lauren Sallaberry Ferreira Stefanello. Confira o Instagram do @micro_verdes.
O Escritório de Inovação em Saúde do HE-UFPel, que viabilizou o projeto, é vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa e foi criado para fomentar a cultura de inovação no ambiente hospitalar. Segundo a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Marileia Stube, “Ao promover a integração de novas ideias e tecnologias, o Escritório serve como um catalisador para mudanças positivas, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.
Essa parceria entre a UFPEL e o Escritório de Inovação em Saúde do HE-UFPel representa uma iniciativa pioneira que busca transformar a maneira como os hospitais operam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco do Escritório é conectar pesquisadores, profissionais de saúde e a comunidade acadêmica para fomentar soluções inovadoras que qualifiquem as ações de ensino, pesquisa, cuidado em saúde e desenvolvimento tecnológico.