Diário da Manhã

Notícias

HE-UFPel recebe incubadoras de última geração para qualificar cuidado na UTI Neonatal

HE-UFPel recebe incubadoras de última geração para qualificar cuidado na UTI Neonatal
13 janeiro
09:57 2026

Equipamentos Babyleo TN500, da Dräger, reforçam a segurança assistencial, o ensino e a inovação no atendimento a recém-nascidos pelo SUS

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu três incubadoras neonatais, modelo Babyleo TN500, da Dräger, destinadas à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), as primeiras a serem entregues no interior do estado.

Os equipamentos atendem a uma demanda prioritária da instituição, uma vez que a renovação do parque tecnológico é essencial para assegurar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o acesso a tecnologias de ponta, compatíveis com aquelas utilizadas nos principais centros de saúde privados do país. Destaca-se que o HE-UFPel é referência regional no atendimento à gestação de alto risco e neonatologia, o que reforça a importância da qualificação contínua da assistência neonatal e materna.

O investimento, no valor de R$ 561 mil, foi realizado com recursos provenientes do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC) firmado entre a Ebserh e o Hospital.

De acordo com o Engenheiro Clínico do HE-UFPel, André Vasconcelos da Costa, os novos equipamentos representam um avanço importante para a assistência neonatal. “Estas incubadoras têm grande importância para a UTI Neonatal do Hospital Escola da UFPel por reunir, em um único equipamento, recursos avançados de termorregulação, umidificação, controle de infecção e acesso assistencial, favorecendo a estabilidade clínica do recém-nascido, especialmente prematuros e pacientes críticos, apoiando uma assistência mais segura e eficiente pela equipe multiprofissional”, destaca.

Projetada para oferecer um microambiente altamente controlado, a incubadora Babyleo TN500 se diferencia por contar com três fontes de calor integradas, que atuam de forma combinada para garantir maior estabilidade térmica ao recém-nascido. O sistema possibilita a distribuição homogênea do calor no interior da incubadora, reduzindo gradientes térmicos e oscilações de temperatura — aspecto fundamental para pacientes com limitada capacidade de autorregulação térmica, além de ser híbrida, se transformando em berço em caso de emergência.

Na prática clínica, essa tecnologia contribui para a prevenção da hipotermia, a redução do consumo metabólico e a manutenção de condições fisiológicas mais estáveis, fatores decisivos para a qualidade e segurança do cuidado neonatal. O sistema de aquecimento avançado também favorece a realização de cuidados contínuos de enfermagem, como higiene, troca de decúbito e monitorização, com menor perda de calor durante as intervenções, promovendo um cuidado mais humanizado e eficiente.

Com a incorporação das incubadoras Babyleo TN500, a UTI Neonatal do HE-UFPel torna-se a primeira da rede Ebserh no Rio Grande do Sul a contar com esse modelo de equipamento. O Hospital Escola é referência em neonatologia e dispõe de nove leitos de UTI Neonatal, todos exclusivos para atendimento pelo SUS, atendendo recém-nascidos de Pelotas e região.

Sobre o PRHOSUS

A iniciativa está alinhada às diretrizes do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (PRHOSUS), instituído pelo Decreto Federal nº 11.674, de 30 de agosto de 2023. O programa tem como finalidade ampliar e qualificar os serviços prestados pelos hospitais federais que integram a Rede Hospitalar própria do SUS.

Entre seus objetivos estão: ampliar e qualificar a oferta de serviços de atenção de média e alta complexidade no SUS; aprimorar os processos de gestão dos serviços médico-hospitalares dos hospitais universitários federais; e recuperar e modernizar a infraestrutura médico-hospitalar dessas instituições.

Para participar do PRHOSUS, os hospitais celebram Contratos de Objetivos com o Ministério da Saúde, que estabelecem responsabilidades, metas e resultados a serem alcançados no processo de qualificação e reestruturação, bem como os valores de financiamento público federal destinados a esse fim. As despesas são custeadas por dotações orçamentárias do Ministério da Saúde e enquadram-se como ações e serviços públicos de saúde, conforme a Lei Complementar nº 141/2012.

Com esse investimento, o HE-UFPel reafirma seu compromisso com a assistência neonatal qualificada, a inovação tecnológica, o ensino em saúde e o fortalecimento do SUS, beneficiando diretamente recém-nascidos, famílias e profissionais que atuam na linha de frente da UTI Neonatal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções