HE-UFPel somará 15 mutirões de atendimentos em 2025
Foram 12 mutirões locais e três “Dias E” nacionais, iniciativa conjunta do MEC e do Ministério da Saúde que mobiliza hospitais universitários em todo o país para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias.
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) encerrará o ano de 2025 com 15 mutirões de atendimentos realizados, entre ações locais e nacionais, no âmbito do programa Ebserh em Ação. A iniciativa integra o programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e tem como principal objetivo reduzir as filas e ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo do ano, o Hospital Escola realizou 12 mutirões próprios, além de ter participado dos Dias E nacionais — realizados em 5 de julho, 13 de setembro e com uma nova edição marcada para 13 de dezembro. Em cada mutirão, são somados esforços para agilizar o atendimento aos pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, órgão regulador do sistema.
Os mutirões envolveram um contingente expressivo de profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos, administrativos, equipe de higienização e portaria, residentes médicos e multiprofissionais e estudantes. Em cada ação, cerca de 100 profissionais são acrescidos às escalas regulares de atendimento, demonstrando o comprometimento coletivo com a agilidade e a qualidade da assistência.

Desde o início dos mutirões, em abril deste ano, foram realizados 77 procedimentos cirúrgicos, 408 mamografias, 853 tomografias, 268 raios-x, 131 ecocardiogramas, 203 ultrassonografias, 145 colonoscopias/endoscopias, 58 espirometrias, 87 consultas especializadas e 623 pacientes para exames laboratoriais. Os mutirões representaram um avanço significativo na resposta às demandas represadas no sistema público de saúde.
A próxima edição do Dia E, em 13 de dezembro, reunirá simultaneamente os 45 hospitais universitários federais do país em um grande esforço conjunto para garantir mais acesso, equidade e resolutividade na rede pública.
No Hospital Escola estão previstos 17 procedimentos cirúrgicos (12 videocolecistectomia e cinco biopsias de pele), 246 exames diagnóstico (40 mamografias, 80 tomografias, 40 raios-x, 20 ultrassonografias de próstata, 20 ultrassonografias de mama, 10 ultrassonografias transvaginais, seis colonoscopias, seis endoscopias, 10 colposcopias, 14 espirometrias, 42 consultas especializadas e 120 pacientes para exames laboratoriais
O ensino também estará presente neste mutirão, com uma ação no Mercado Público, com os acadêmicos das Ligas de Oncologia e Infectologia. A ação consistirá na avaliação às pessoas que procurarem, de pintas na pele para detecção precoce de melanoma, além da oferta de faremos 400 testes rápidos, dentre eles HIV, Sífilis, Hepatite B e C.







