Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

HE-UFPel tem 84 pesquisas científicas em andamento

HE-UFPel tem 84 pesquisas científicas em andamento
04 julho
14:26 2024

No Dia da Ciência e do Pesquisador Científico, entenda a importância dos hospitais universitários federais

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Pelotas, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HE-UFPel/Ebserh) é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (08/07), conheça a relevância do HE-UFPel e da Rede Ebserh na área da ciência.

Atualmente o HE-UFPel está com 84 projetos de pesquisa ativos junto ao Rede Pesquisas da Ebserh e dispõe de um moderno Centro de Pesquisas Clinicas (CPC), que teve suas atividades iniciadas em 2020, no enfrentamento da Covid-19. O CPC conta com oito estudos clínicos em andamento. Estudos multicêntricos têm sido destaque em pesquisas nas áreas de vacinas contra Covid-19, dengue e influenza.

“A interconexão entre assistência, ensino, pesquisa e inovação em um hospital universitário cria um ecossistema dinâmico e produtivo. Este ecossistema não só aprimora a formação de profissionais de saúde e promove avanços científicos, mas também gera inovações que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Assim, fortalece-se a saúde pública e o bem-estar da população, contribuindo para um sistema de saúde mais robusto e sustentável”, afirma o gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, Tiago Collares.

De acordo com o professor Tiago, a pesquisa translacional e a pesquisa clínica desempenham papéis cruciais nos hospitais universitários, especialmente em benefício do SUS. A pesquisa translacional, que transforma descobertas científicas básicas em aplicações clínicas práticas, atua como uma ponte entre a ciência e a prática médica. Esse processo abrange desde estudos laboratoriais até ensaios clínicos em humanos, culminando na implementação de novas terapias na prática clínica. O impacto direto dessas pesquisas é a melhoria dos tratamentos disponíveis no SUS, trazendo avanços significativos na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

“O Hospital Escola é referência em Oncologia para Pelotas e região, assim é nossa obrigação aproximar a Universidade, programas de pós-graduação e seus grupos de pesquisas ao nosso hospital para buscarmos soluções na fronteira do conhecimento científico que possam ser incorporadas ao SUS com benefícios diretos e indiretos aos pacientes e a população”, conclui o gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel.

Pesquisas na Rede Ebserh

As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os HUFs são hospitais-escola – instituições de saúde que prestam atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – mas com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, e também desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.

Por isso, todos os HUFs têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.

Dentro das GEPs há o PIC (Programa de Iniciação Científica), o PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), o NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde), Centros de Pesquisas Clínicas (CPC), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.

A partir das pesquisas se originam conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções