Hemocentro promove evento para o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Programação está prevista para segunda-feira (25) no local, para celebrar a data, que visa incentivar novos doadores
Nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) vai receber doadores com muitas atrações. O HemoPel estará especialmente decorado na data para se transformar em um espaço de alegria e solidariedade. O dia será dedicado a homenagear quem já é doador e a incentivar novos doadores a se juntarem a essa prática – fundamental para salvar vidas. Durante todo o dia, os grupos de doadores serão recebidos pela equipe do Hemocentro e, após a doação, todos os doadores receberão um lanche especial.
Confira a programação
– 9h – Participação da OnG Esquadrão da Alegria;
– 10h – Abertura Oficial do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com apresentação da Banda da Brigada Militar, e solenidades de agradecimentos a doadores, aos parceiros dos municípios da Rede de Apoio a Doação de Sangue – Bagé, Canguçu, Jaguarão e Piratini – com destaque às ações realizadas nos municípios que aproximam os serviços dos doadores;
– 10h30min – Agradecimento à Associação Rotary Sul Leste pelo envolvimento e parceria na realização de campanhas, divulgação e conscientização sobre a doação de sangue;
– 13h30min – 2ª Blitz da Solidariedade, organizada pelos agentes de trânsito na conscientização da importância da doação de sangue, em frente ao HemoPel.
– A partir das 13h30, apresentações musicais:
- Henry
- Amâncio
- Jackson Teixeira
- Matheus Almeida
- Junior Almeida e banda
Quais as condições pra ser um doador?
O candidato a doador deve procurar o HemoPel e apresentar documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo, quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.
Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.
Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinação também é necessário aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.
Onde, quando e por que doar?
O Hemopel atende os hospitais São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, em Pelotas; e outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha.
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 51.3288-9193, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.
O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.
Foto: Rodrigo Chagas