Hemopel lança tradicional campanha para doação de sangue no Carnaval

Ideia procura sensibilizar a população para a importância do ato. Estoque está em nível crítico para os tipos A- e O-, e baixo para todos os demais tipos sanguíneos
O Hemopel, Hemocentro Regional de Pelotas, promove até o dia 28 deste mês (sexta-feira) sua tradicional campanha para doação de sangue de Carnaval. Equipe da instituição estará à disposição dos doadores de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia, para reforçar o estoque – que atualmente se encontra em estado crítico para os tipos de sangue A- e O-. Também há necessidade de fortalecer o banco de todos os outros tipos sanguíneos. O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, entre o Colégio Municipal Pelotense e o Parque do Sesi.
Uma doação é capaz de atender até quatro pacientes, e a equipe do Hemopel lembra que o estoque da instituição é responsável por abastecer três hospitais em Pelotas (São Francisco, Beneficência Portuguesa e Pronto Socorro – PSP) e de outros 23 municípios da região. Além disso, a doação é vital para pacientes com doenças crônicas e em tratamentos como quimioterapia, garante segurança em procedimentos de emergência, como acidentes, e também em cirurgias.
Condições para doar
– ter entre 18 e 69 anos (adolescentes de 16 e 17 anos de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis)
– peso superior a 50 quilos
– dispor de boas condições nutricionais (bem alimentado)
– seis horas de sono na noite anterior à doação
– não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas
– apresentar documento de identidade com foto
Atenção
– Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como Covid ou Influenza, é necessário fazer um intervalo para confirmar se não está infectado. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Em caso de vacinação, a recomendação orienta aguardar dois (Coronoac) e sete dias (para as demais vacinas.
Gênero
– Homens podem doar a cada dois meses; mulheres, a cada três.