Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

TRANSPORTE DE CARGAS Hidrovia do Mercosul é debatida na prefeitura

04 julho
14:46 2014

A hidrovia da Lagoa Mirim foi tema de encontro entre o prefeito Eduardo Leite e o superintendente da Administração das Hidrovias do Sul (Ahsul/Dnit), Eloi Spohr, nessa quinta-feira (03/07/14), no Paço Municipal. A bacia, uma alternativa de transporte de cargas via São Gonçalo, Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos, integra a hidrovia Uruguai-Brasil, um projeto binacional entre os países, também conhecida como Hidrovia Mercosul.

Conforme Eduardo, o projeto pode trazer importante repercussão econômica para Pelotas e coincide com as ações do governo, que buscam atrair investimentos e empresas ao Município, com foco no desenvolvimento Foto: Eduardo Beleske

Conforme Eduardo, o projeto pode trazer importante repercussão econômica para Pelotas e coincide com as ações do governo, que buscam atrair investimentos e empresas ao Município, com foco no desenvolvimento
Foto: Eduardo Beleske

O processo de dragagem e o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (Evtea) do modal hidroviário tratado no encontro ainda contempla, em território brasileiro, a Lagoa dos Patos, Jacuí, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí, Ibicuí e rios no lado uruguaio.

O superintendente contou que realizou visitas a vários municípios que têm ligação com a Lagoa para colocar a situação atual do projeto, que já foi aprovado pelo Ministério dos Transportes e está em fase de licenciamento ambiental, no Ibama. “Dependemos do estudo ambiental da Lagoa Mirim para licitar a obra. A expectativa é de que a AHSul tenha a pré-licitação do órgão até o final do ano, para que no primeiro semestre de 2015 comece a licitar a obra”, salientou ele, acrescentando que o estudo técnico não é um pacote fechado, uma vez que poderá ser discutido com a sociedade, prefeitos e órgãos sindicais.

O encontro contou com as presenças do diretor–presidente da Coinpel, Rinaldo Galli, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima e do assessor especial de Relações Institucionais, Abel Dourado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções