Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt de Morro Redondo organiza campanha de doação de sangue
Ação é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue
O mês de junho é voltado à conscientizar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue. Segundo o Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, menos de 2% da população doa sangue regularmente, sendo a principal faixa etária entre os doadores é de pessoas entre 25 e 34 anos.
Buscando ampliar essa rede de doadores e conscientizar a população sobre a importância do ato, é que o Hospital de Morro Redondo, Dr. Ernesto Mauricio Arndt, lançou uma campanha voluntária de doação de sangue.
O município que não conta com um banco de sangue, irá até Pelotas, para que seja realizada a doação no Hemocentro Regional.
Esta ação tem o apoio da prefeitura municipal de Morro Redondo, que irá oferecer o transporte para levar 30 voluntário até a cidade vizinha.
Segundo médico responsável pelo Hospital, Juber Ellwanger (foto), promover a campanha de doação de sangue no Morro Redondo, além de ser um ato de solidariedade é também uma forma de retribuir, uma vez que muitos do moradores ficam hospitalizados em Pelotas e usam bolsas de sangue para procedimentos e tratamentos, quando necessário. “Pelotas é uma das cidades referencias para nosso município, e sempre que os pacientes precisam, são muito bem atendidos, mas também sabemos que as bolsas de sague estão sempre em baixa e o número de doadores vem diminuindo desde a pandemia”, explica.
Importância
O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. A doação é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro, para uso seguinte em cirurgias e transfusões de sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após o processo de doação.
O dia mundial de do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de junho, mas a ação do HOEMA será realizado no dia 26, do mesmo mês, no turno da tarde.
Os interessados em participar como voluntários nesta ação, devem entra em contato com a recepção do hospital, pelo telefone 53- 32240076.
O que é preciso para doar?
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal.
- Pesar no mínimo 50 Kg
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa, antes da doação
- Ter dormido pelo menos seis horas, nas últimas 24h
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
O que impede definitivamente de doar?
- Doença de Chagas
- Câncer, incluindo leucemia
- Hepatite após os 11 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) ou HTLV
- Diabetes com complicações vasculares ou em uso de insulina
- Bronquite e asma grave
- Acidente vascular grave
- Uso de drogas injetáveis
- Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem.
Conheça o Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt – HOEMA
Fundado em 1957, o Hospital Dr Ernesto Mauricio Arndt, está localizado no Centro de Morro Redondo, oferecendo atendimento médico e hospitalar para comunidade local, além de atender pacientes do interior de Pelotas, Canguçu e Cerrito. Em 2016, teve suas atividades suspensas e em 2021, iniciaram as reformas necessárias para retomada de serviços como internação, que deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano, prevendo o atendimento com 30 leitos e um quarto para isolamento. Atualmente conta com especialista em cardiologia, pediatria, gastroenterologia, ginecologia, psiquiatria, psicologia, traumatologia, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, nutrologia e enfermeira especializada em lesões. O hospital têm como objetivo, se tornar referência regional em atendimento de saúde, para o interior.