Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

HUSFP se mobiliza e recebe pacientes de Caçapava do Sul

HUSFP se mobiliza e recebe pacientes de Caçapava do Sul
03 maio
15:22 2024

Mais de 20 pacientes foram recebidos pela equipe do setor de Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula

Mateus Garcia tem 35 anos, é morador de Caçapava do Sul e há dois anos passa todas as semanas por sessões de hemodiálise no Hospital da cidade de Cachoeira do Sul. Em função das fortes chuvas e da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, o acesso ao local está bloqueado. “Quando percebi que não teria como realizar o procedimento deu medo, insegurança mas ainda bem que conseguimos chegar até aqui e receber o acolhimento e realizar o procedimento. Só posso agradecer a equipe atenciosa, excelentes profissionais que nos receberam e torcer para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, comentou.

Além dele outros 20 pacientes foram recebidos pela equipe do setor de Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Para ajudar esses pacientes, o HUSFP criou um quarto turno exclusivo para atendê-los. De acordo  com o chefe do setor de Nefrologia do HUSFP, Franklin Barcellos, a equipe se mobilizou para atender o grupo e que suas hemodiálise encerrassem as duas horas da madrugada de hoje.  “Após a direção do hospital ter recebido o pedido de ajuda do município de Caçapava e do governo do Estado, começamos a planejar a melhor maneira para alocar esse grupo de pacientes. Como era um número significativo de vidas, a única maneira de atender todos foi a necessidade de criar um turno extra de diálise exclusivos para eles”, explicou Barcellos.

Uma equipe de técnicos de enfermagem atendeu o grupo na madrugada e foi criada uma força tarefa  com a direção e colaboradores do hospital para executar todos os procedimentos necessários para a realização das sessões de diálise com segurança. “Sem dúvida, foi um momento impar em que podemos executar a nossa missão de cuidar da nossa população”, comemorou a enfermeira da Nefrologia do HUSFP, Jéssica Braga.

O serviço de Nefrologia do HUSFP atende cerca de 160 consultas ambulatoriais ao mês, com foco no diagnóstico e tratamento de doenças renais. “Atendemos mais de 120 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. Diante de toda situação que enfrentamos no momento no  Estado conseguimos nos mobilizar e seguiremos prontos para atender os pacientes que necessitarem de atendimentos enquanto não tiverem acesso aos hospitais de suas regiões”, disse o diretor do HUSFP Márcio Slaviero.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções