Ibama retomará licenças para caça e manejo aos javalis
Assunto mobilizou produtores gaúchos, receosos com os ataques e invasões do animal a propriedades rurais
O Ibama deve retomar, a partir desta quarta-feira (27/12), a emissão de licenças para caça e manejo de javalis em todo o país. A informação foi assegurada pelo presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, a deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), preocupados com o direito de defesa dos produtores aos ataques e prejuízos gerados pelo animal em lavouras e rebanhos.
Deputado Alceu Moreira em reunião com o presidente do IBAMA Rodrigo Agostinho
Um dos principais líderes do agronegócio no Congresso Nacional, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) celebra a decisão: “Um país como o nosso, que tem a meta de alimentar dois bilhões de pessoas na próxima década, não pode ficar refém de um animal capaz de ameaçar o nosso status sanitário e proliferar doenças, prejudicando a economia brasileira. Felizmente, o bom senso prevalece”, argumenta o parlamentar.
As autorizações passam a ser concedidas pelo Comando do Exército, de acordo com o Art. 39 do Decreto 11.615/2023, que garante a emissão para caça excepcional com a finalidade exclusiva de controle de fauna.