IFSul abre inscrições para 50 mil vagas em 37 cursos online e gratuitos de qualificação profissional
Inscrições poderão ser realizadas até o dia 7 de junho ou até o preenchimento das vagas. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados são a distância e contam com certificação
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu nova oferta de cursos de qualificação profissional online e gratuitos. São 50 mil vagas para 37 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, em diversas áreas.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de junho ou até o preenchimento das vagas. Para se inscrever, as pessoas interessadas deverão ter escolaridade mínima de Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) ou II (6º ao 9º ano), dependendo do curso escolhido. A documentação de comprovação da escolaridade mínima deverá ser anexada no formulário de inscrição. É permitida a matrícula em até três cursos.
>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS
>> CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO
No momento da inscrição para o curso escolhido, o estudante deverá indicar o polo de apoio de sua preferência. Embora os cursos sejam a distância, será a partir do polo de apoio que o estudante poderá contar com suporte se necessitar em algum momento do curso. O estudante deverá escolher o polo/município mais próximo de sua localidade. Não havendo algum dentre os elencados, deve ser marcada a opção “Outros”.
A divulgação das inscrições confirmadas será realizada até o dia 21 de junho junto ao edital da oferta.
Aulas – As aulas terão início no dia 26 de junho com término em 26 de setembro. Os candidatos homologados serão automaticamente matriculados no curso para o qual se candidataram. Os cursos serão executados na modalidade a distância, na forma de cursos online abertos e massivos e disponibilizados na Plataforma Mundi do IFSul.
Informações adicionais – As dúvidas relacionadas aos cursos FIC devem ser enviadas por meio de abertura de ticket em cpte.ifsul.edu.br/suporte
Saiba mais – Os cursos de qualificação profissional ofertados pelo IFSul têm como objetivo a inserção e a reinserção de jovens e trabalhadoras/es no mundo do trabalho. De acordo com a organização, a nova oferta dos cursos FIC se deve ao retorno positivo verificado junto a cursistas de edições anteriores, que relatam a contribuição da formação para suas trajetórias profissionais. Os cursos FIC promovidos pelo IFSul são viabilizados por meio das Pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão e Cultura (Proex).
IMPORTANTE: As informações completas sobre a oferta dos cursos estão disponíveis no edital Proen/Proex nº 11/2023 e devem ser lidas com atenção pelas pessoas interessadas.
📝 Confira os cursos ofertados
O perfil profissional e os pré-requisitos de cada curso estão disponíveis no edital
Montador e Reparador de Computadores – 160h
Assistente Administrativo – 160h
Assistente de Controle de Qualidade – 180h
Gestor de Microempresa – 160h
Operador de Computador – 160h
Programador Web – 200h
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos – 240h
Agente de Inclusão Digital – 200h
Agricultor Familiar – 200h
Assistente de Logística – 160h
Assistente de Recursos Humanos – 160h
Auxiliar Pedagógico – 200h
Editor de Animação – 200h
Editor de Projeto Visual – 160h
Programador de Sistemas – 200h
Agente de Logística Reversa – 210h
Agente de Projetos Sociais – 160h
Almoxarife – 160h
Assistente Financeiro – 160h
Auxiliar de Agropecuária – 200h
Desenhista de Animação – 200h
Desenhista de Produtos Gráficos Web – 160h
Inspetor da Qualidade – 160h
Operador de Editoração Eletrônica – 160h
Recepcionista – 160h
Agente de Alimentação Escolar – 160h
Agente de Limpeza Urbana – 160h
Agricultor Orgânico – 160h
Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção – 160h
Assistente de Tesouraria – 160h
Copeiro – 160h
Cuidador de Idoso – 160h
Garçom – 200h
Instalador e Reparador de Redes de Computadores – 200h
Mensageiro – 160h
Mensageiro em Meio de Hospedagem – 160h
Agente de Recepção e Reserva em Meio de Hospedagem – 160h
📝 Confira os polos/municípios de apoio aos cursistas
Ametista do Sul, Agudo, Arroio dos Ratos, Bagé, Balneário Pinhal, Cacequi, Cachoeira do Sul, Camaquã, Camargo, Candelária, Canguçu, Capão do Leão, Caraá, Cerro Largo, Charqueadas, Chapecó, Constantina, Cruz Alta, Encantado, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Encruzilhada do Sul, Esteio, Faxinal do Soturno, Gramado, Gramados dos Loureiros, Gravataí, Herval, Hulha Negra, Imbé, Itaqui, Jacuizinho, Jaguarão, Jaquirana, Lajeado, Liberato Salzano, Mostardas, Novo Cabrais, Novo Xingu, Nonoai, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Pareci Novo, Passo Fundo, Pedro Osório, Pelotas, Picada Café, Pinheiro Machado, Piratini, Planalto, Ponte Serrada, Porto Alegre (UFRGS e convênio INES), Praia Grande, Quaraí, Restinga Seca, Rio dos Índios, Rio Grande, Ronda Alta, Rodeio Bonito, Rosário do Sul, São Borja, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Gabriel, São João do Polêsine, São José das Missões, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Seberi, Serafina Corrêa, Sobradinho, Tapejara, Tio Hugo, Torres, Três Palmeiras, Três de Maio, Três Passos, Trindade do Sul, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis e Vila Flores