Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

IFSul/câmpus Pelotas: evento aborda cultura afro-brasileira

03 setembro
15:15 2014

Qual a cor da cultura para você? Foi esta questão que deu origem a uma intervenção em meio ao saguão da escola, intitulada “A cor da cultura no IFSul – câmpus Pelotas”. O colorido dos estandes montados no corredor principal chamava a atenção de quem passava, como um convite a se juntar em busca de respostas.

A proposta idealizada pela professora do design Cecilia Boanova, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileros (Neabi), teve como objetivo divulgar a chegada do material didático proveniente do projeto educativo “A cor da cultura”, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Palmares, a TV Globo e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Com os exemplares à mostra, o espaço também serviu como um fórum de livre debate, onde cada um podia contribuir com sua opinião sobre o tema. “A ideia é apresentar esse material para a comunidade e mostrar que ele está aí para ser utilizado. Foi a partir dele que inventamos essa chamada, no sentido de fazer uma provocação, e estamos aqui discutindo a temática étnico-racial em um fórum de debate aberto”, conta Cecilia.

Um painel criado por alunos do design era o que mais chamava a atenção no ambiente criado para abrigar o evento. O mural em branco contendo a questão geradora da intervenção instigou professores e estudantes a pensarem a cor da cultura. Foi só começar o movimento pelos corredores para o branco dar lugar a uma infinidade de fitas coloridas e uma série de respostas, deixadas por todos que aceitavam o desafio de dar uma cor a algo que não pode ser visto.

Para contribuir com a discussão, também esteve presente a Griô Syrlei Amaro, mestre responsável por passar cultura oralmente. Elementos como o uso de cantigas tradicionais e contação de histórias, sinônimos da pedagogia griô, foram os responsáveis por remeter um pouco da cultura afrodescendente àqueles que se aproximavam.

Para griô Syrlei, o espaço para a valorização da singularidade da cultura negra é essencial. “É importante saber que existem pessoas que ajudam para que a cultura afrodescendente seja conhecida, porque ela é muito mais rica do que as pessoas pensam”, ressalta.

Os pesquisadores colombianos do grupo Nodo de Investigación de la red de Gestión y Calidad, de Medellín, em Pelotas para uma semana de debates e trabalhos com o Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (Mpet), também participaram do evento e foram recebidos ao som de cantorias tradicionais. Como lembrança, os colombianos levaram fuxicos nas cores do Brasil, confeccionados pela griô Syrlei, que tem na costura seu instrumento de trabalho.

Comentários ()

Seções