Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

IFSul/câmpus Pelotas: Exposição de arte contemporânea marca a passagem da semana da Mulher

IFSul/câmpus Pelotas: Exposição de arte contemporânea marca a passagem da semana da Mulher
10 março
14:44 2014

Durante uma semana o corredor do curso de Design abrigará a exposição “Pouco de nós mesmos”, proposta realizada pela professora Cecilia Boanova e apresentada pelo professor Donald Hugh de Barros Kerr Júnior, o Goy,  em alusão à semana da mulher. Composta por sapatos femininos brancos, a instalação de arte contemporânea visa estabelecer uma reflexão sobre as restrições e desigualdade entre gêneros ainda existentes na sociedade atual.

Cecilia conta que a provocação surgiu em função da censura promovida no Afeganistão e teve como fonte o livro “Eu sou Malala – A história da garota que defendeu o direito pela educação e foi baleada pelo Talibã” onde a garota descreve a realidade de seu povo, trazendo à tona as questões de gênero e as proibições do Talibã. “Em um trecho do livro, Malala conta que as mulheres não podem usar sapatos brancos, porque esta é a cor do profeta, e os homens não sofrem essa proibição. O livro indigna em vários aspectos, mas escolhi esse recorte para fazer essa provocação”, diz.

A professora que também instigou os alunos em suas aulas de Arte com relação às proibições que ainda estão presentes no cotidiano, afirma que, para ela, o Dia da Mulher não é uma data para comemorar e sim, refletir. “Nos parece que é tudo muito livre e que as questões de igualdade são estabelecidas naturalmente. Quando atentamos para alguns detalhes, percebemos que pequenas ações, que para nós tratam-se de sutilezas, nos fazem desiguais”, afirma.

A instalação conta com objetos que pertenceram a diferentes mulheres são descontextualizados para servir à proposta de fazer pensar. “O grande barato da arte contemporânea é esse, cada um dá uma dimensão ao que está vendo de acordo com sua subjetividade”, diz a professora. Os objetos estarão expostos até a próxima quinta-feira (13).

Foto/crédito: Elise Souza

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções