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sexta, 03 de maio de 2024

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IFSul/câmpus Pelotas: Mestrado em educação e tecnologia recebe colombiano

17 julho
15:16 2014

Durante um mês, o colombiano Horácio Perez Henao conheceu e participou de algumas atividades do curso de mestrado profissional em educação e tecnologia (Mpet) do câmpus Pelotas. Jornalista e professor de literatura na Universidad de Medellin, o doutorando em educação e literatura da Universidad de Antioquia esteve no IFSul para realizar o que na Colômbia é conhecido como pasantía, período em que o aluno deve passar por uma coorientação em uma instituição estrangeira.

O jornalista e professor de literatura, Horácio Perez Henao Foto: Elise Souza

O jornalista e professor de literatura, Horácio Perez Henao
Foto: Elise Souza

O interesse de Henao em optar pelo câmpus Pelotas se deu a partir de uma visita do professor e coordenador do Mpet, Donald Hugh de Barros, o Goy, à Universidad de Antioquia, há mais ou menos um ano. Em uma palestra na qual abordou a estética sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault, o docente fisgou de vez a atenção do colombiano, que não teve dúvidas no momento de escolher o destino de sua pasantía.

Goy, além de destacar a qualidade da pesquisa de Henao, que trabalha a estética do cotidiano ligada à literatura, ressalta a importância do intercâmbio entre alunos e professores possibilitado pelos acordos firmados entre instituições de ensino. “Cada vez que recebemos pessoas de outras áreas, universidades e países, eles trazem formas de investigar e autores diferentes dos que usamos, e isso acaba ampliando o olhar sobre os nossos próprios conceitos. Acho que isso é muito bom para o programa”.

Durante sua estada em Pelotas, o colombiano pode compartilhar ideias que renderam bons frutos. “Estive aqui por um mês discutindo com o Goy, conversando com professores e estudantes do mestrado, assistindo aulas e compartilhando ideias. Agora regresso, e muito do que aqui conversei vou escrever em minha tese”, conta.

O doutorando, além das atividades planejadas, teve a oportunidade de participar de alguns outros momentos. Entre eles, destaca a visita à escola municipal Sylvia Mello, onde pode conhecer o projeto Cartas, e a conversa com o professor de literatura do câmpus Pelotas, Gilnei Corrêa, que o apresentou o escritor pelotense Vitor Ramil e o conceito de estética do frio, sobre os quais irá dissertar em seu trabalho.

Para Henao, conhecer o sul do Brasil, e a cultura que se diferencia do restante do país, representa uma ampliação em seu horizonte cultural. Sobre a instituição que lhe acolheu, ele deixa suas impressões. “Pelo que vejo, o IFSul é uma instituição pública que se preocupa muito com os estudantes, com investimento em bons professores, boas instalações e tecnologia. Além disso, tem uma visão internacional. Posso dizer que é uma instituição que conversa com o mundo”, afirma.

Extensão – Entre as atividades das quais o colombiano pode se envolver enquanto esteve em Pelotas, também está a participação em uma aula curso técnico em comunicação visual. Convidado pela professora Cecilia Boanova, o também professor falou aos alunos da disciplina de introdução à comunicação visual, trazendo sua experiência como jornalista do canal internacional CNN e editor de revista.

De acordo com Henao, sua fala buscou encontrar os temas literatura, imagem e comunicação, dialogando sobre o encontro destes três elementos na experiência profissional e fazendo algumas provocações com charge, imagens e capas premiadas de revistas. Para Cecilia, a conversa com um profissional desta área ampliou a perspectiva dos alunos, que puderam perceber o olhar do editor sobre o comunicador.

A presença do jornalista em uma das aulas do curso foi possível através do projeto de extensão “Panoramas de atuação nos cenários da comunicação visual” agregado à disciplina curricular do primeiro semestre do curso. O formato foi adotado com a finalidade de acolher os novos alunos, ampliando sua visão acerca do curso e contextualizando a atuação do profissional da área.

Em sua quarta edição, o projeto está sempre em processo de renovação e conta com a participação de todos os docentes do curso, além de professores de outras instituições e profissionais que atuam no mercado, como designers, publicitários, jornalistas, entre outros. Todos eles, juntos, cada um com a transmissão de sua experiência, formam a disciplina em sua totalidade, que tem como avaliação final um diário de bordo, no qual os estudantes contam suas impressões.

“Em poucas palavras é difícil definir o que é um comunicador visual, quisemos fazer uma intervenção diferenciada para que eles pudessem vislumbrar as possibilidades. Como seria difícil para um único professor trabalhar em um semestre todas essas variações, criamos um projeto de extensão em que vamos convidando profissionais das mais variadas áreas”, conta a professora Cecilia.

Mas entre todas as visitas recebidas até hoje, a do colombiano está entre os principais destaques. Muito aplaudido, Henao teve sua fala elogiada pelo alunos, que além de contribuir para a área de atuação dos futuros profissionais, também foi um contato direto com a língua estrangeira e com a possibilidade de também participar de intercâmbios.

Internacionalização – A vinda de Henao ao câmpus Pelotas é apenas mais um dos frutos dos inúmeros convênios mantidos pelo IFSul com instituições estrangeiras. Em setembro, mais uma atividade conjunta será realizada com a Colômbia. Entre os dias 11 e 20, um grupo de 15 pessoas, entre professores e alunos, deixa o câmpus Pelotas para realizar atividades nas Universidades de MedellinAntioquia e San Buenaventura.

Goy e as docentes Cecilia Boanova e Rut Lerm irão representando o câmpus Pelotas, acompanhados da professora do câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG), Tereza Duarte. Oito alunos do curso de bacharelado em design e três dos cursos de pós-graduação em educação também farão parte da comitiva, que será acompanhada pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Suzana Cini.

Estudantes e docentes pretendem trazer experiências, mas também darão sua contribuição. De acordo com o professor Goy, os alunos que assistirão aulas por lá vão se dividir em grupos e além de levarem trabalhos desenvolvidos aqui, ministrarão oficinas e palestras. Já os professores que irão munidos de suas experiências em pesquisa e extensão, também farão falas sobre assuntos de interesse dos colombianos.

Crédito/fotos: Elise Souza

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