Diário da Manhã

terça, 07 de maio de 2024

Notícias

Incra realiza supervisão ocupacional em assentamentos de Piratini (RS)

Incra realiza supervisão ocupacional em assentamentos de Piratini (RS)
06 março
18:19 2024

Coleta de dados atualiza a Plataforma de Governança Fundiária (PGT) e o Sistema Integrado de Gestão Rural (Sigra), facilitando tramitação de processos administrativos

O assentamento Rubira/Conquista da Luta é o primeiro de Piratini a receber supervisão ocupacional, em uma ação iniciada em dezembro do ano passado e que já contemplou São Gabriel e Santana do Livramento. O trabalho em Piratini começou na terça-feira (5) após definição do cronograma, em reunião ocorrida no dia anterior entre o superintendente do Incra/RS, Nelson Grasselli, e entidades ligadas à atividade

Assim como nos demais municípios, a tarefa é desenvolvida por oito técnicos contratados via Termo de Execução Descentralizada (TED) entre Incra/RS e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com execução do Instituto Educar. Um efetivo da Polícia Federal presta apoio à atividade no intuito de conferir segurança e agilidade ao serviço.

O coordenador das equipes de campo, Jacir Chies, explica que o trabalho consiste em visitar todos os lotes do assentamento para levantar informações sobre os moradores.

O material coletado é registrado na Plataforma de Governança Fundiária (PGT), do Incra, atualizando os dados sobre as famílias. Além disso, pode dar suporte a processos de regularização, nas situações cabíveis, e indicar lotes vagos passíveis de serem direcionados a outros agricultores. A ferramenta também permite a inserção de documentos digitalizados, o que facilita tramitações posteriores em quaisquer casos.

O levantamento ainda aborda questões sobre estruturas coletivas e bens comuns cujos resultados são lançados no Sistema Integrado de Gestão Rural (Sigra), desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Incra/RS. Esta metodologia deve favorecer o cumprimento de exigências vinculadas à titulação das áreas.

Até o momento, a supervisão ocupacional atingiu 1.347 lotes via TED com a UFSM – 635 em São Gabriel e 712 em Santana do Livramento. Além de Piratini, o roteiro inclui os municípios de Aceguá, Candiota, Canguçu e Hulha Negra – totalizando 2.755 lotes.

Em Piratini, a pesquisa iniciou pelo assentamento Rubira/Conquista da Luta abrangido pelo mais recente edital de seleção de famílias do Incra/RS, sendo que o resultado foi publicado em dezembro de 2023. Os outros dez assentamentos piratinenses serão contemplados pela supervisão em etapas posteriores, em datas a serem fixadas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções