Diário da Manhã

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Notícias

Incra/RS e Polícia Federal realizam ação em assentamento de Piratini

Incra/RS e Polícia Federal realizam ação em assentamento de Piratini
07 fevereiro
17:23 2024

Equipamentos indicam reimplantação de lavouras em lotes reconcentrados

O assentamento Rubira/Conquista da Luta, em Piratini, foi alvo de operação conjunta entre Incra/RS e Polícia Federal na terça-feira (6) para coibir invasão de terras, esbulho possessório e dano ao patrimônio público, entre outros crimes.

A ação cumpre ordens de busca e apreensão e de medidas cautelares diversas expedidas pela Justiça Federal de Rio Grande contra um suspeito de invadir e esbulhar lotes no assentamento. Como resultado, foram apreendidos uma arma de fogo, munições, quatro tratores, uma roçadeira, três colheitadeiras, um reboque, um pulverizador, um arado e galões de herbicida, possivelmente utilizados na prática dos ilícitos.

Em alternativa a pedido de prisão preventiva, o investigado assumiu o compromisso de saída e proibição de acesso e/ou frequência no assentamento, além de ser proibido de manter contato com qualquer ocupante da área.

Em setembro de 2023, Incra e Polícia Federal já haviam cumprido mandado expedido pela Justiça Federal de Pelotas contra o mesmo investigado e sua esposa para reintegração da posse de dez lotes. O casal foi acusado de praticar concentração de lotes e derrubar casas erguidas com recursos federais nos locais para dar espaço a lavouras de soja.

Três meses depois, o Instituto autorizou seis famílias selecionadas por meio de edital público a ingressarem nas parcelas e começarem a produzir. No entanto, o ex-ocupante teria descumprido a ordem e retomado as lavouras, além de ameaçar os agricultores regularizados. A intenção agora é garantir a posse pelas famílias selecionadas.

 

Fotos: Incra/RS 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções