Diário da Manhã

sábado, 11 de maio de 2024

Notícias

INFLAÇÃO : Valor do botijão de gás vai ser reajustado

05 janeiro
09:14 2016

O último aumento, em Pelotas, representou uma subida de 17% no preço do botijão de 13 Kg (P-13). Desta vez, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), afirma que o gás ficará em média 15% mais caro.

A disparada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para produtos como etanol, energia elétrica, gasolina e botijão de gás, vem se tornando o vilão da alta inflação que o país acumula. São produtos com preços administrados, ou seja, o governo intervém na economia com subsídios para garantir um preço que estimule a produção nacional. Com a crise nos cofres públicos, muitos subsídios foram reavaliados para sanar as contas do governo. É o que irá acontecer com o preço do botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

SEGUNDO a ANP, a média do aumento será de 15%

SEGUNDO a ANP, a média do aumento será de 15%

Segundo as revendedoras de GLP em Pelotas, a informação de que haverá o aumento já circula, mas as companhias distribuidoras ainda não passaram os valores. Hoje, após o último aumento que passou a vigorar em setembro, o preço do P-13 está com uma média de R$ 56,00. Possivelmente, o novo aumento deve chegar ao consumidor em um período de uma a duas semanas. Com a média de 15% prevista pela ANP, o botijão passará a valer quase R$ 65,00.

Em oposição à inflação nos preços livres, cujos valores são decididos pelo mercado através da lei de oferta e procura, que está quase em 8,5%, o IPCA dos preços administrados é de quase 18%. Até novembro, a gasolina tinha subido 19,33%, o etanol 27,75%, a energia elétrica – amplamente subsidiada por uma medida da presidente Dilma Rousseff em 2014 – subiu 51,27%, e o botijão de gás aumentou em 23%.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções