Inicia instalação de contêineres na Emef Getúlio Vargas, de Pelotas
Trabalho de será dividido em quatro etapas. Retomada das atividades escolares deve se dar na primeira quinzena de novembro
A Prefeitura de Pelotas iniciou, nesta quinta-feira (19), o processo de instalação dos contêineres que servirão como estrutura alternativa para o retorno das atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Getúlio Vargas. O contrato firmado com a empresa responsável pela locação dos contêineres dispõe de prazo de 45 dias corridos para execução completa dos serviços. A montagem tem acompanhamento dos setores de Engenharia Escolar e Manutenção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). A expectativa é que as atividades escolares sejam retomadas ainda na primeira quinzena de novembro.
De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, além dos serviços de instalação, uma série de atividades estruturais vem sendo desenvolvida pelas equipes da Smed. “Desde o início desse processo todo, as nossas equipes vêm atuando em serviços que ficaram sob nossa responsabilidade. Exemplos desses serviços são os reparos estruturais necessários para a colocação dos contêineres, como restauro do muro lindeiro ao lado do posto de saúde, execução da rede coletora de esgoto do local e preparação do terreno para recebimento das estruturas”, explica a gestora.
O processo completo de instalação das estruturas dá-se por meio de quatro etapas. Neste primeiro momento, estão sendo colocados os contêineres que servirão como espaços comuns da escola, como banheiros, cozinha, despensa e refeitório.
A segunda e terceira etapas do processo consistem na instalação de oito salas de aula. A quarta fase do trabalho contempla a implantação de mais três salas de aula e espaços direcionados ao quadro de funcionários do educandário, como sala de professores, secretaria e sala de atendimento educacional especializado.
Para a colocação dos primeiros módulos, os departamentos de Engenharia e Manutenção da Smed realizaram todo o serviço de preparação do espaço. As equipes foram responsáveis pela execução de pontos de apoio no solo, com a colocação de 150 sapatas que receberão a instalação dos contêineres.
A partir da entrega do serviço, por parte da empresa responsável, o Município deve realizar, ainda, a ligação das redes de energia elétrica e de abastecimento de água potável. As aulas na escola deverão ser retomadas somente a partir da efetivação de todos os serviços básicos, garantindo a qualidade do ensino e a segurança a todos os estudantes e professores da instituição.
Foto: Rodrigo Chagas