Diário da Manhã

Notícias

Inmet alerta para tempestade de grande perigo na Região Sul

Inmet alerta para tempestade de grande perigo na Região Sul
08 dezembro
10:46 2025

Poderoso ciclone vai provocar tempestades, chuva excessiva a extrema e vento muito intenso capaz de provocar danos e falta de luz em grande escala. Alerta vale a partir das 12h de hoje e vai até as 23h59 de terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de tempestade, com grau de severidade classificado como de grande perigo, para boa parte da Região Sul do país. O alerta começa a valer a partir das 12h desta segunda-feira (8) e segue até as 23h59 de terça-feira (9).

A previsão é chuva superior a 60 milímetros por hora (mm/h) ou maior que 100 milímetros por dia (mm/dia), além de ventos superiores a 100 quilômetros por hora (km/h) e queda de granizo.

Ainda de acordo com o aviso, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

As áreas afetadas incluem região serrana, oeste catarinense, sudoeste rio-grandense, Vale do Itajaí, noroeste rio-grandense, centro ocidental rio-grandense, centro ocidental paranaense, região metropolitana de Porto Alegre, noroeste paranaense, sudeste rio-grandense e sudoeste paranaense.

Chama atenção nas projeções dos modelos que este sistema será de deslocamento lento com um trajetória errática, atuando por quatro dias seguidos, o que também não é nada comum. Estará sobre a província argentina de Corrientes nesta segunda, muito perto da Fronteira Oeste gaúcho, sobre o Rio Grande do Sul ou rente à costa na terça e na quarta, e apenas na quinta vai começar a se distanciar rapidamente de terra sobre o mar, apesar de começar a quinta com o seu vórtice ainda no litoral gaúcho.

Este é um elemento deste ciclone que traz preocupação porque, além intenso, terá um deslocamento vagaroso, o que significa que poderá trazer riscos meteorológicos, como chuva localmente intensa, tempestades severas e vento muito forte a intenso, por quatro dia seguidos, entre a tarde e noite desta segunda e a madrugada e manhã da quinta-feira.

O dia mais crítico de tempo severo será a terça com risco de temporais localizados em vários pontos do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste. Não se afasta a formação de uma linha de instabilidade avançando de Oeste para Leste com tempestades. Na quarta-feira, o risco de temporais diminui, embora ainda possam ocorrer formações localizadas intensas no Sul e no Sudeste.

Os dados apontam a possibilidade de ventos ciclônicos de 60 km/h a 80 km/h na maior parte do Rio Grande do Sul com rajadas de 80 a km/h 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas com possibilidade de rajadas de 100 km/h a 130 km/h no Sul, litoral gaúcho e área da Lagoa dos Patos e seu entorno nas duas margens. Pontos elevados da encosta da Serra, entre o Nordeste gaúcho e o Planalto Sul de Santa Catarina, podem ter rajadas isoladas de 100 k/h a 150 km/h.

Dentre as instruções para a população, listadas pelo Inmet, estão:

– desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

– em caso de enxurrada ou situação similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;

– em caso de situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções