Interajo, Logo Existo

O Olhar para o Extraordinário – DVS Editora
Marcelo Gonzales*
@celogonzales @vidadevini
Tudo começou com uma entrevista aqui, depois uma reportagem acolá, e o que importa é que posso aproveitar para comemorar os vinte anos acompanhando os conteúdos de Carlos Ferreirinha com o lançamento do seu mais novo livro, O Olhar para o Extraordinário, que junto com Leandro Crepaldi, traz insights e reflexões onde o leitor irá decifrar o Luxo como oportunidade de aprendizado e excelência nos mais variados pontos de contato com o cliente com padrões de exigência elevados.
Autor do livro best-seller O Paladar Não Retrocede, Carlos Ferreirinha, ex-presidente da Louis Vuitton Brasil, fundador e Presidente da MCF Consultoria, empresa líder de atuação na tradução da Inteligência da Gestão do Luxo como diferencial competitivo, sócio fundador da BENTO STORE e idealizador e fundador da ABRAEL Associação das Marcas e Empresas de Luxo. Tem mais de 30 anos de atuação exclusivamente voltada para os desdobramentos do Luxo em Gestão de Negócios.
Inteligente, visionário, humano, estrategista e acima de tudo observador e inovador, construiu sua carreira com uma base sólida e focada em resultados, trazendo para perto de si os mais renomados influenciadores do mercado de luxo.
Me lembro que durante minha primeira graduação, ao ser apresentado às reflexões de W. Chan Kim e Renné Mauborgne, no livro A Estratégia do Oceano Azul, fiquei encantado com a obviedade de que deveríamos criar novos mercados para tornar a concorrência irrelevante, algo novo para mim, um estudante de Administração sedento de conhecimento. Mas, já estando nas aulas do MBA de Marketing tive a oportunidade de ir para São Paulo assistir ao vivo o Carlos Ferreirinha -a convite do próprio- no 5º Fórum MCF Os Pensadores de Luxo, Novas Gerações e o Ageless, onde o foco foi a importância que as gerações Z, Alpha e Millennials estavam tendo no novo cenário econômico do país, além de destacar o Ageless, movimento que aborda o envelhecimento da população e a consequência dele nos métodos de consumo. Networking e aprendizado. Estava eu lá, junto aos principais especialistas das áreas de gastronomia, hotelaria, varejo, moda, turismo de luxo e finanças, trocando experiências, insights e reflexões sobre o mercado de luxo no Brasil. Isso em 2018.
A partir de então, passei a consumir ainda mais os conteúdos deste e… PANDEMIA!
Insegurança era a palavra mestra em todos os debates e lives. Medo da doença, medo da falência, medo de perder tudo, e ele estava lá, Carlos Ferreirinha foi procurado e atendeu a todos os pedidos para, de dentro de sua reclusão -assim como todos nós- confortar e contribuir com suas reflexões de o que iria acontecer após tudo passar. E Passou, mas antes disso ele nos fez companhia e nos acrescentou a todos de ânimo e força para seguir.
Em 11 de dezembro de 2024 lança seu segundo livro: O Olhar para o Extraordinário, que em parceria com Leandro Crepaldi, Head da área de Conhecimento da MCF, onde os dois trazem ao leitor depoimentos de diversos líderes da atividade do Luxo. Por meio de cases e depoimentos de diversos gestores, executivos e líderes de marcas como Louis Vuitton, Fendi, Trousseau, Fasano, entre outras, o livro oferece uma visão 360º de todo o conjunto de serviços que estimula e favorece as motivações de compra do cliente.
O leitor irá decifrar o Luxo como oportunidade de aprendizado e excelência nos mais variados pontos de contato com o cliente com padrões de exigência elevados, e, fazer uso de uma perspectiva da contemporaneidade do mercado, comportamento e manifestações de consumo, onde marcas e profissionais de qualquer segmento poderão ter acesso a oportunidades de alavancagem de seus padrões de atendimento e relacionamento com o cliente para manter-se relevante no cenário competitivo.
Ferreirinha por Ferreirinha
Para rechear esse artigo perguntei ao Ferreirinha duas questões simples e objetivas como é toda sua trajetória a longo dos anos:
O que Carlos Ferreirinha espera de 2025?
Carlos Ferreirinha: “Irei usar o nosso tema Inspiração para o ano… INTERAJO, LOGO EXISTO Definitivamente, expectativas de maior e mais plena interação ao longo do ano.”
O que há de tão extraordinário no olhar que devemos ter?
Carlos Ferreirinha: “OLHAR. É possível enxergar espaço para elevar padrões, ir além, superar expectativas. Treinar o Olhar para a excelência e diferenciação. Alcançar o Extraordinário não é talento, é disciplina!”
*Marcelo Gonzales é colunista de arte e cultura e pesquisador musical.