Diário da Manhã

domingo, 22 de dezembro de 2024

Notícias

Irmandade entre Pelotas e Suzu completa 61 anos

Irmandade entre Pelotas e Suzu completa 61 anos
18 setembro
13:45 2024

Comemoração ocorreu na praça Jardim de Suzu, com a presença da prefeita, cônsul do Japão em Porto Alegre e contou com apresentação de técnicas de karatê

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (17), da comemoração dos 61 anos de irmandade entre Pelotas e a cidade japonesa de Suzu. O evento ocorreu na praça Jardim de Suzu, localizada na avenida República do Líbano, e contou com a presença do cônsul do Japão em Porto Alegre, Kazuyoshi Shimizu.

Paula falou sobre a irmandade entre os dois municípios e destacou a valorização de diferentes culturas como ferramenta de desenvolvimento para Pelotas.

“É uma alegria estar aqui, mais uma vez, na Praça de Suzu, sempre reverenciando a relação cultural e afetiva com nossa cidade-irmã japonesa, que muito nos orgulha, a primeira entre cidades do Brasil e Japão depois da 2ª Guerra Mundial. Nessa celebração dos 61 anos de irmandade, devemos exaltar a aproximação entre culturas tão diferentes que nos faz aprender e ensinar na mesma medida. Vivemos em uma sociedade que, muitas vezes, nos é ensinado apenas uma visão e a irmandade destaca exatamente o contrário, valorizando e aprendendo com culturas diferentes das nossas”, disse a chefe do Executivo.

O evento contou ainda com uma apresentação de técnicas de karatê de alunos da Associação Kyokai de Karate Shotokan e da Academia Shido-Kan de Karatê.

Estavam presentes a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade, a diretora de Relações Internacionais do Município, Esmeralda Faria, e a secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires.

Cônsul do Japão em Porto Alegre vista a prefeitura

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, na tarde desta terça-feira (17), a visita do cônsul do Japão em Porto Alegre, Shimizu Kazuyoshi, em razão das comemorações dos 61 anos da irmandade entre as cidades de Pelotas e Suzu, no Japão. A cerimônia, na sala de reuniões do Paço Municipal, foi acompanhada pela professora e ex-gestora da escola de inglês para crianças Busy Bee, Sônia Franck Barboza, que promoveu, enquanto a instituição se manteve em atividade, o intercâmbio entre seus alunos com crianças de Suzu, por meio de trocas de correspondências e lembranças.

A chefe do Executivo comemorou a união das culturas e fez a entrega das homenagens aos dois convidados. “Essa ocasião é muito significativa para todos nós. Pelotas presta homenagem ao cônsul Shimizu Kazuyoshi, reafirmando o apreço pela parceria duradoura e pela construção de um futuro comum de amizade e prosperidade. O Município também premia Sônia Barboza, mulher extraordinária que marcou a vida de tantas crianças e jovens através da linguagem e aproximou culturas, fortalecendo os laços entre Pelotas e Suzu”, afirmou.

Participaram da festividade a assessora especial do programa Cidade das Crianças, Carmem Vera Roig, a coordenadora do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, e a diretora de Relações Internacionais, Esmeralda Faria, além do presidente da Associação de Cultura Nipo-brasileira de Pelotas, Alexandre Namazu, e a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade.

Irmandade entre os municípios

A irmandade entre Pelotas e Suzu foi formalizada em 17 de setembro de 1963, por trocas de correspondências entre o prefeito de Pelotas, na época, João Carlos Gastal, e o de Suzu, Ryuichiro Okamura. O contato foi facilitado por Luís Carlos Lessa Vinholes, pelotense cuja trajetória cultural e profissionalfavoreceu o estreitamento dos laços de amizade entre os municípios. Pelotas foi a primeira cidade do Brasil a estabelecer esse tipo de vínculo com um município do Japão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções