Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

Jovens abrigados expõem em “Danças das Tintas”

01 dezembro
17:24 2014
A exposição é assinada pelos artistas Andrei, Claudir, Camila, Carlos André, Criszelem, Emanuel, Irruam, Iedinara, Juan, Karolaine, Laila, Lucas, Micaele, Natiele, Otávio, Ronaldo e Thalia

A exposição é assinada pelos artistas Andrei, Claudir, Camila, Carlos André, Criszelem, Emanuel, Irruam, Iedinara, Juan, Karolaine, Laila, Lucas, Micaele, Natiele, Otávio, Ronaldo e Thalia

Até a próxima sexta-feira (5/12/2014), das 12h30 às 18h30, estará aberta aos interessados, na Sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal (praça Coronel Pedro Osório, 101), a mostra coletiva de telas “Dança das Tintas”. O projeto apresenta 14 telas que contemplam pinturas abstratas, criadas por crianças e adolescentes – de seis a 14 anos – dos abrigos institucionais Meninas I e Meninos I, que participam das oficinas do Projeto Arte na Real, da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).

O prefeito Eduardo Leite foi conferir as obras e declarou que dispor deste espaço para o público dos abrigos ajuda a aumentar a auto-estima dos meninos e meninas, além de trazer a beleza da arte para o prédio da prefeitura.

A coordenadora do projeto, Maria Cristina Mendes, diz que inicialmente a proposta foi navegar no mundo das obras de arte, especialmente, na pintura de telas e apresentar às crianças os diferentes estilos de compor. “A partir deste momento, desafiamos as habilidades, e a proposta foi voltada às formas abstratas deixando os meninos e as meninas livres para criar, sem a preocupação de traços e formas”, explicou.

O trabalho acrescentou novas experiências e descobertas aos aprendizes. Além disso, despertou o gosto pela arte que, aos poucos passa a fazer parte, cada vez mais, do cotidiano das crianças dos Abrigos Institucionais do Município. “Assim, deixamos que descubram o artista que cada um pode ser, em momentos descontraídos e cheios de talento”, conclui.

Nas obras foram utilizadas cores, e diversos materiais simples como linhas, espirais, espátulas e tampas, que permitiram brincar e descobrir efeitos que, aos poucos, iam compondo suas obras. Após, passaram a apreciá-las e a dar asas à imaginação, descobrindo imagens que os remetiam a diferentes formas do cotidiano.

A exposição é assinada pelos artistas Andrei, Claudir, Camila, Carlos André, Criszelem, Emanuel, Irruam, Iedinara, Juan, Karolaine, Laila, Lucas, Micaele, Natiele, Otávio, Ronaldo e Thalia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções