Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

JULHO VERDE: Conscientização para o Câncer de Cabeça e Pescoço na Aapecan

27 julho
08:52 2022

A Aapecan se soma aos esforços internacionais da Campanha Julho Verde, para debater o mês de conscientização ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O dia 27 de julho é data mundial da temática que em 2022 está na 6ª edição no Brasil. A mobilização foi lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da União Internacional para o Controle do Câncer, do governo brasileiro, e demais entidades, entre elas, a Aapecan.

Na Associação, atualmente são 4.293 usuários com cadastros ativos em todo o Estado, desse número, 687 possuem o diagnóstico de Câncer na região da cabeça e pescoço. Ou seja, 16% dos acolhidos na Associação pertencem a esse grupo de acometidos pela doença, o principal motivo da instituição ampliar o debate para a temática no ano de 2022. Além disso, outros indícios reforçam a importância do assunto, como a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que alerta para 36.620 novos casos de Câncer de cabeça e pescoço em 2022, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres.

Ao longo do mês, a instituição abordará o assunto na imprensa, nas redes sociais e em ações temáticas de conscientização para se prevenir deste tipo de doença oncológica. A Aapecan, reforça as informações de prevenção indicadas pela Associação Médica Brasileira (AMB), como: manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, manter a higiene bucal em dia, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar protetor solar e parar de fumar – sendo, este último, uma das principais maneiras de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

ENTENDA A DATA:

Em 2014, o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço que ocorreu na cidade de Nova Iorque (EUA), elegeu o dia 27 de julho como a data de conscientização sobre o Câncer de cabeça e pescoço. O debate sobre o assunto ganha ainda mais força esse ano, uma vez que a Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022 institui julho como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Para mais informações sobre as atividades da Aapecan, acompanhe as redes sociais ou entre em contato com a Unidade Pelotas pelo fone/whats(53) 3026-2965.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções