Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Justiça do Trabalho terá mais de 2 mil audiências de conciliação em ação integrada dos Tribunais gaúchos

Justiça do Trabalho terá mais de 2 mil audiências de conciliação em ação integrada dos Tribunais gaúchos
28 junho
17:00 2024

A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul fará 2.061 audiências de conciliação entre os dias 1º e 10 de julho, período que marca a Ação Integrada de Conciliação dos Tribunais –  Judiciário Unido”

A iniciativa, cujo mote é “Conciliando, recomeçamos”, é uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Nestes dez dias, as instituições estarão engajadas, cada uma de acordo com as suas competências, em solucionar conflitos por meio da conciliação. O objetivo é resolver o maior número de demandas, especialmente as que foram suspensas no período de maior gravidade das enchentes.

Das audiências programadas pela Justiça do Trabalho, 917 ocorrerão nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), localizados em Pelotas, Porto Alegre (1º e 2º graus), Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria. As audiências nesses centros são conduzidas por juízes e por servidores capacitados em mediação, com a supervisão de magistrados. As equipes gaúchas terão o reforço de 30 mediadores, entre juízes e servidores, de outros TRTs do Brasil. Eles se apresentaram como voluntários em solidariedade ao Estado, a partir de convite do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Outras 1.144 audiências de conciliação serão realizadas por Varas do Trabalho em todo o RS, paralelamente às audiências habituais de início e prosseguimento dos processos, que também podem terminar em acordo.

A abertura da ação integrada ocorrerá na segunda-feira (1º/7), às 14h, no Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. A solenidade será aberta à comunidade jurídica e contará com as presenças dos presidentes dos tribunais participantes, além dos magistrados e magistradas responsáveis pelos núcleos de conciliação de cada instituição.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções