Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Lâminas de pré-câncer são recolhidas de laboratório

Lâminas de pré-câncer são recolhidas de laboratório
21 julho
16:38 2018

Material corresponde ao período de exames realizados entre janeiro de 2017 e junho deste ano e não a partir de 2014, quando médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus identificaram que todos os resultados não apresentavam alteração

Laboratórios com especialidade de Anatomia Patológica e Citopatologia, que estiverem interessados no atendimento de usuárias do SUS já podem se credenciar junto a Prefeitura Municipal de Pelotas. O Edital foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas. Ainda na sexta-feira, foi reiniciado o processo para a contratação emergencial de outro laboratório, que ficará responsável pelas análises das coletas até que a licitação seja concluída.

LÂMINAS VÃO PARA O IGP

Pouco antes das 9h da manhã da sexta-feira (20), o Ministério Público acompanhou a retirada de 17 mil lâminas de exames de pré-câncer do colo do útero, que estavam armazenadas no Serviço Especializado de Ginecologia (SEG) e foram recolhidas por uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP), que já encaminhou o material para sua sede em Porto Alegre.

Segundo nota da assessoria de comunicação da Prefeitura de Pelotas, as amostras recolhidas são apenas do período de janeiro de 2017 a junho de 2018.

Não foram recolhidas as lâminas a partir de 2014 até 2017, quando todos os exames citopatológios realizados na UBS Bom Jesus deram resultado negativo.

A pergunta que fica é esta: onde estão as lâminas dos exames realizados na UBS Bom Jesus, cujos médicos e enfermeiros, comunicaram à secretária Ana Costa, da Saúde (Memorando 002/2017) a ausência de resultados alterados? Porque estas lâminas não foram recolhidas na mesma operação?

A ação foi acompanhada pelos promotores de Justiça José Olavo dos Passos e Rosely Lopes, e pela delegada da Polícia Civil Lisiane Mattarredona, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), e teve escolta da Brigada Militar.

O pedido de recolhimento partiu do próprio laboratório, para garantir a segurança das amostras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções