Laranjal está todo liberado para banho
Oitavo boletim de Balneabilidade da Fepam indica que 93 dos 96 pontos monitorados estão próprios para banho
O governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), divulgou, nesta sexta-feira (30/1), o oitavo boletim do Programa Balneabilidade da temporada 2025/2026. Os resultados são referentes às coletas realizadas em 26 e 27 de janeiro de 2026 nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.
Conforme os resultados do Boletim 8, três locais estão impróprios para banho — cinco a menos do que na semana passada.
Pontos impróprios para banho (Município — Balneário/Praia)
- Cristal — Balneário do Rio Camaquã
- Osório — Lagoa do Peixoto
- Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
O ponto de coleta da Lagoa Peixoto, em Osório, apresentou alto índice de cianobactérias (130.880 células/ml — o limite é 50.000), o que indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes). Além do local estar impróprio ao banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Aphanocapsa sp.; Microcystis sp.; Raphidiopsis sp.; Planktothrix sp.) são potenciais produtores de toxinas, e a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.
LARANJAL PRÓPRIO PARA BANHO
Os oito pontos analisados pelo Sanep/Fepam apresentam condições próprias para banho, na análise divulgada nesta sexta-feira (30).
- Valverde – Trapiche (próprio)
- Santo Antônio – rua Bagé (próprio)
- Santo Antônio – rua São José do Norte (próprio)
- Santo Antônio (próprio)
- Balneário dos Prazeres (próprio)
- Santo Antônio – Avenida Rio Grande do Sul (próprio)
- Totó (próprio)
- Valverde – avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção (próprio)
Novamente, todos os pontos do Litoral Norte do Estado estão aptos a receber os banhistas no fim de semana e feriado, que promete movimentar as praias do Rio Grande do Sul.
O programa
O Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, é executado pela Fepam, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
O programa monitora 96 pontos de praias e balneários de 45 municípios do Estado. Este ano, passaram a receber coleta e análise a Lagoa Rondinha, no município de Balneário Pinhal; o Parque Náutico, em Capão da Canoa; e o Balneário Klérfim Cardoso, na cidade de Piratini.
A divulgação dos resultados acontece sempre às sextas-feiras, no site e nas redes sociais da Fepam, nas placas fixadas em praias e balneários nos locais de divulgação e no webaplicativo do Balneabilidade. Os boletins serão divulgados até 27 de fevereiro.
O projeto é realizado anualmente pela Fepam desde 1979, integrando a Operação Verão Total, desenvolvida pelo governo do Estado.
Classificação das águas
Para a classificação das águas como próprias ou impróprias para banho, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E. coli), observando os critérios definidos pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2000 e 357/2005.
Nos balneários de Pelotas; Tapes; na Lagoa do Peixoto, em Osório; na Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul; na Praia da Picada, em Barra do Ribeiro; e em Arambaré também são consideradas as cianobactérias.
Como é feita a análise
O resultado de cada boletim está condicionado a cinco semanas anteriores de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2 mil para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células.
Recomendações aos banhistas
- Entrar na água apenas em locais com condição própria para o banho;
- Evitar tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias;
- Não tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde;
- Destinar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.







