Levantamento da Prefeitura aponta 62 casas atingidas pelo ciclone
Número foi consolidado neste domingo pelas equipes do Município, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil
A Prefeitura de Pelotas consolidou neste domingo (16) os números dos danos causados pela passagem do ciclone extratropical pela região na quinta-feira (13). Conforme os dados recolhidos entre as equipes da administração municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros um total de 62 residências foram parcialmente destelhadas e uma família ficou desalojada e foi abrigada na casa de familiares, após a Defesa Civil constatar dano estrutural grave na casa onde a família vivia na avenida Mário Meneghetti, zona sul da cidade.
Ainda conforme o levantamento foram registrados danos em 34 escolas de Ensino Fundamental e 15 de Educação Infantil, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas instalações da Secretaria de Assistência Social e cinco abrigos em paradas de ônibus. Equipes da Prefeitura já trabalham no conserto dos estragos.
Abastecimento de água
As dificuldades enfrentadas no sistema de abastecimento foram decorrentes, exclusivamente, da interrupção da energia elétrica em Estações de Tratamento de Água e reservatórios. Agora, a situação está normalizada em praticamente todas as regiões, à exceção dos reservatórios do Laranjal e do balneário dos Prazeres.
O Sanep atua com manobras para suprir, dentro do possível, a demanda de abastecimento de água nestas regiões por meio do reservatório R8, localizado na rua Mário Peiruque, no Areal. Portanto, pode haver oscilações ainda no Areal, Laranjal e balneário dos Prazeres até o completo restabelecimento da energia elétrica. No condomínio Moradas 2, também poderá ser registrado alguma oscilação no abastecimento durante o dia, já que a caixa d’água ainda não atingiu o nível ideal dos tanques para normalizar completamente.
Estradas e acessos liberados
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, as principais estradas do interior do município estão todas liberadas e devem receber patrolamento assim que as condições climáticas possibilitarem. Conforme levantamento consolidado neste domingo (16) cinco pontes secundárias – que possuem rotas alternativas – precisarão de manutenção.
O acesso para a Colônia de Pescadores Z3 está liberado a partir do conserto do lado direito da ponte. O lado esquerdo receberá a manutenção necessária ainda nesta semana.
Sobre o acesso ao Pontal da Barra, no Laranjal, a Secretaria Serviços Urbanos e Infraestrutura (Sssui) explica que o acesso já recebeu a manutenção necessária para que possa ser utilizado pela população. O titular da Ssui, Fábio Suanes, afirma que na próxima semana o local deve receber os reparos definitivos.