Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

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Levantamento detalha os 1,7 mil imóveis inventariados de Pelotas

15 setembro
08:35 2017

Mais de 1,7 mil prédios do inventário do patrimônio histórico de Pelotas agora estão documentados através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Durante seis meses, um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura coletou informações sobre os imóveis, as quais subsidiarão futuras políticas de preservação.

LEVANTAMENTO foi produzido pela Secult e Faculdade de Arquitetura/UCPel

LEVANTAMENTO foi produzido pela Secult e Faculdade de Arquitetura/UCPel

Os imóveis inventariados são aqueles reconhecidos pela lei municipal 4.568/2000, que protege a fachada e a volumetria. A partir da entrega do material, nesta semana, a equipe técnica da Secult dará prosseguimento ao processo de sistematizar os dados. “Esse documento nos mostra qual a situação atual do acervo. Podermos identificar quais imóveis estão de acordo com os critérios de preservação e os irregulares, e assim tomar medidas para regularização”, explicou a arquiteta Liciane Almeida, da Gerência de Memória e Patrimônio. A última atualização do inventário foi feita em 2006.

ISENÇÃO DO IPTU

Os proprietários de imóveis inventariados, tombados ou incluídos como integrantes do patrimônio cultural que se enquadram nos critérios de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm até o dia 30 de setembro para solicitar o benefício. O pedido deve ser feito pelo link http://www.pelotas.com.br/servicos/cidadao/inventariados, mediante inscrição municipal do imóvel e senha já fornecida pela Secretaria da Receita (SR).

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