Lisiani Rotta autografa nas feiras literárias de Pelotas, Porto Alegre e Jaguarão
“O casarão” é o terceiro livro da escritora e faz parte de uma trilogia
Por trás da porta de cada casa, existe uma história. Em seu novo livro, Lisiani Rotta desbrava os mistérios que envolvem o decadente palacete de uma pequena cidade. A escritora autografa “O casarão” em duas tradicionais feiras literárias realizadas durante o mês de novembro: dia 6, às 19h, na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre; no dia 9, às 18h, na 50ª Feira do Livro de Pelotas; e no dia 22, às 19h, na 14ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão.
O lançamento oficial de “O casarão” ocorreu em março deste ano em evento realizado no 4 Galeria Café, um espaço cultural instalado nos túneis da antiga Cervejaria Ritter. A escolha do local perpassa a mensagem da obra literária em valorizar o patrimônio histórico. “Com esse livro, quero preservar um tempo, um slow-motion nas sensações aceleradas que vivemos, provocar outras intensidades. A leitura, por si só, já é uma relação mais profunda e, aqui, busco trazer a preservação da história, dos lugares, do passado”, comenta a autora.
A literatura acompanha a carreira de Lisiani Rotta desde o lançamento do conto infantil “O pintinho rouco” (2000). Por mais de dez anos, escreveu semanalmente crônicas para o Jornal Diário Popular, das quais várias foram reunidas no volume “Ao pé do ouvido” (2011). “O casarão”, publicado pela editora Viseu, é o seu primeiro romance de ficção, considerado uma aventura infanto-juvenil indicada para todas as idades, sendo capaz de encantar tanto crianças quanto adultos.
Com pouco mais de 200 páginas, a narrativa acompanha um grupo de adolescentes que passa a investigar os segredos guardados por vários habitantes de Vila Verde. O mistério que assombra a cidade há décadas envolve a família Milan, que construiu e morou em uma imponente casa localizada na praça principal. Os trágicos acontecimentos levaram o local às atuais condições de abandono, tornado em ruínas o que outrora simbolizava os áureos tempos do vilarejo.
A obra já virou leitura confirmada entre o público jovem. Em julho, a autora integrou as atrações da atividade Caminhos Literários, com uma série de palestras na Escola Santa Mônica, e em setembro o livro foi adotado como projeto de leitura para turmas da Escola Mário Quintana. Recentemente, a autora participou do podcast VangCast, junto de Deborah Kaé, para abordar o tema “O poder transformador da educação e da leitura”.
Pegue o seu autógrafo
A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre transcorre de 1º a 20 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. Durante o evento, o livro estará disponível na Banca de Edições Independentes e, no dia da sessão, também na Banca dos Autógrafos. Já a 50ª Feira do Livro de Pelotas acontece de 31 de outubro a 17 de novembro, das 13h às 21h, na Praça Coronel Pedro Osório. Ao longo do período, os exemplares de “O casarão” estarão à venda na banca da livraria Vanguarda. Na fronteira oeste do Estado, a 14ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão ocorre de 21 a 24 de novembro, das 18h às 23h, no Largo das Bandeiras. O livro estará à venda somente durante o encontro com a autora na Tenda dos Autógrafos. “O casarão” ainda pode ser encomendado em versão física pelos sites das lojas Magazine Luiza e Americanas. Também está disponível no formato de ebook pela Amazon, GoogleBooks, Tocalivros, Barnes & Noble, Wook, Casa del Libro e Gandhi.