Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Lixo depositado irregularmente preocupa Sanep

Lixo depositado irregularmente preocupa Sanep
21 janeiro
17:18 2014

O acúmulo de lixo ao redor de uma árvore da praça São Jerônimo, localizada atrás do Shopping Mar de Dentro, no balneário Santo Antônio (praia do Laranjal), continua preocupando o Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Mesmo com uma coleta regular realizada quatro vezes por semana, através de caminhões, alguns moradores insistem em colocar seu lixo domiciliar neste ponto, explica o chefe da Coleta de Lixo José Antônio Leite Martins.

Moradores insistem em colocar lixo em pontos inapropriados

Moradores insistem em colocar lixo em pontos inapropriados

Ele informa que a coleta nos balneários, durante período de verão, é feita às segundas, quartas, sextas-feiras e aos sábados. Os caminhões de coleta de lixo são monitorados através de aparelhos de GPS, e os horários são sempre aproximados durante todos os dias da coleta. Neste ponto onde o lixo fica acumulado, o caminhão costuma passar entre 8h30 e 9h da manhã. As fotos desta matéria foram batidas no início da tarde de segunda-feira (20/01/2014). O caminhão de coleta havia passado na mesma manhã e já havia sacolas com detritos dispensadas ao redor da árvore.

Martins solicita àqueles que colocam seu lixo domiciliar neste ponto, que o depositem em frente às suas residências, próximo ao horário que vai passar o caminhão para a coleta. Ele também explica que anteriormente neste ponto havia três contêineres de coleta, que foram retirados porque não estavam mais em condições de utilização, já que sua composição era de ferro e latão. “Como existe uma coleta regular de lixo, e o Shopping possui uma coleta interna através de tonéis, que são colocados para a rua no período de recolhimento pelo caminhão, não há necessidade de recolocação de contêineres neste ponto, desde que a população contribua e respeite os horários de coleta”, enfatiza.

Ontem à tarde, equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) esteve no local para retirar o lixo, já que é a secretaria responsável, juntamente com a administração do Shopping Mar de Dentro, pela manutenção da praça. A equipe de varrição nos balneários aumentou neste período de veraneio, explica o superintendente de Limpeza Urbana da Sosu Luiz Ronaldo Souza, porém este lixo que fica acumulado não é admissível, uma vez que existe uma coleta periódica feita pelo Sanep, conclui.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções