Diário da Manhã

quarta, 01 de maio de 2024

Notícias

Mães e avós trocam experiências em encontro de gestantes no Dunas

Mães e avós trocam experiências em encontro de gestantes no Dunas
07 maio
08:54 2018

A Escola de Mães e Avós, extensão do Programa Mãe Pelotense, tem a intenção de informar e solucionar dúvidas da comunidade

O Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD) foi espaço para a troca de experiências e informações para mães e avós moradoras do local, durante o “1º Encontro de Gestantes”, na última sexta-feira. A reunião, que integra as atividades da Escola de Mães e Avós, é uma extensão do programa Mãe Pelotense – vinculado ao eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas Pela Paz, através da estratégia Infância Protegida.

Cerca de 20 mulheres, entre gestantes, puérperas e avós, viram na ocasião uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e sanar dúvidas com a equipe da Secretaria de Saúde (SMS) presente no local. Neste primeiro encontro, o período gestacional foi tratado como prioridade. Foram abordadas as sensações, sentimentos, dores e mudanças físicas e emocionais comuns durante estes meses. O foco também esteve voltado à alimentação das gestantes e exames necessários nesta fase.

ORIENTAÇÃO para gestantes sobre cuidados com a saúde

ORIENTAÇÃO para gestantes sobre cuidados com a saúde

Ângela Paiva, 31 anos, está à espera de Vitor Gabriel. Com 38 semanas de gestação, ela estava ansiosa e feliz pela chance de compartilhar suas experiências.

“É um momento em que sentimos muitos medos, curiosidades, dúvidas… Quero muito ouvir informações sobre os tipos de parto”, disse Ângela, que afirmou o desejo de seguir participando das reuniões.

A enfermeira e coordenadora do Escola de Mães e Avós, Carmem Viegas, destacou que o termo “avós” engloba todas as pessoas próximas às gestantes disponíveis a ajudá-las neste período – que podem ser representadas pela figura da madrinha, de uma amiga ou do companheiro, por exemplo.

“Me considero uma avó coruja. Participo de tudo, desde o início. Já estive em uma situação complicada com meu neto, que teve um engasgamento e eu precisei agir para salvar ele a tempo. Mas foi por instinto… Vim aqui porque quero me informar melhor e descobrir como devo fazer nestas situações. Esse encontro é importante por isso: viemos para aprender”, salientou Zulma Costa, avó de Kayron, de um mês.

O segundo encontro – de quatro previstos para o ano – será realizado no dia 1º de junho, no mesmo local. Desta vez, o assunto priorizado será o parto e o período puerpério. Agentes comunitárias de saúde, enfermeiras, técnicas de enfermagem e a médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dunas acompanharam o encontro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções