Diário da Manhã

sábado, 11 de maio de 2024

Notícias

Mais de 300 atendimentos são realizados na 1ª edição do UBS na Rua

Mais de 300 atendimentos são realizados na 1ª edição do UBS na Rua
10 março
11:40 2024

Comunidade do loteamento Dunas foi a primeira a ser beneficiada com o projeto. Próxima edição deve ser realizada, em Abril, no Balneário dos Prazeres

Com uma adesão satisfatória da comunidade, a primeira edição do UBS na Rua levou diversos serviços em saúde, nesta sexta-feira (8), para a população do loteamento Dunas. Desde o início da manhã, as equipes que atuam na UBS da localidade estiveram atendendo os moradores na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU/Dunas). Ao todo, entre os diferentes serviços disponibilizados, mais de 300 atendimentos foram realizados durante a ação.

Na primeira edição do UBS na Rua a população pode ter acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aplicação de vacinas, exame citopatológico, avaliação multidimensional do idoso, atendimento sobre saúde mental e saúde da mulher, atendimento de enfermagem para hipertensos e diabéticos, atendimento odontológico, atendimento em assistência social, auriculoterapia, avaliação nutricional, confecção de cartões SUS e apresentação dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF).

A diretora de Atenção Primária, Greice Matos, avalia de forma positiva a primeira edição do projeto, destacando a possibilidade do paciente realizar diversos atendimentos em uma única vez.

“Nós oferecemos uma série de atendimentos para a população do território em um único dia. A gente conseguiu observar que o paciente chega para uma vacina, passa por uma consulta de enfermagem, passa pela regulação para ver como está o seu encaminhamento, depois passa pela consulta com a nutricionista e assim vai. O UBS na Rua é uma iniciativa muito positiva, especialmente porque a gente consegue fazer interconsultas e atendimentos multiprofissionais em um só dia”, destacou a gestora.

O UBS na Rua é uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o “desemparedamento” dos serviços prestados pelo Município. Dessa forma, os atendimentos que são disponibilizados diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, ficam mais próximos da comunidade, aproximando os pacientes das equipes e oportunizando o acesso integrado a diferentes serviços.

População aprova o serviço. Fotos: Michel Corvello

Dona Ângela, 55 anos, moradora do loteamento Dunas, aprovou a iniciativa. Segundo ela, o principal benefício é poder aproveitar mais de um serviço saindo de casa uma só vez.

“Eu vim fazer a requisição de um exame e foi bem rapidinho. O serviço tá aprovado e realmente vale a pena, já aproveitei e trouxe as crianças para fazer as vacinas que faltavam. É bom porque a gente vem pra fazer um atendimento e consegue já passar pros outros serviços”, afirmou.

A partir dos resultados positivos alcançados pelo UBS na Rua, um cronograma vem sendo desenvolvido para contemplar também outras localidades do município. A próxima edição deve ser realizada na primeira sexta-feira do mês de Abril, no Balneário dos Prazeres (Barro Duro).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções